O encanto da música e a música encantada: ensaio sobre música e sociedade

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2005
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
239-259
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
29
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Neste artigo, o autor pretende mostrar como o mito da racionalidade foi construído pelo sujeito moderno, ilustrado pela figura de Ulisses, herói mítico que destruiu o ciclope Polifemo. Esse mito racional faz-se presente na indústria cultural, principalmente nas obras musicais. O autor aponta a nova música como alternativa para uma concepção estética que contenha a diferença não rentável de valores e caracteres que a indústria cultural desconhece e marginaliza.

In this article, the author intends to show how the myth of rationality was constructed by the modern subject, illustrated by the figure of Ulysses, the mythical hero who destroyed the Cyclops Polyphemus. This rational myth is present in the cultural industry, especially in musical works. The author points to new music as an alternative to an aesthetic conception that contains the unprofitable difference in values and characters that the cultural industry ignores and marginalizes.

En este artículo, el autor pretende mostrar cómo el mito de la racionalidad fue construido por el sujeto moderno, ilustrado por la figura de Ulises, el héroe mítico que destruyó al Cíclope Polifemo. Este mito racional está presente en la industria cultural, especialmente en las obras musicales. El autor apunta a la nueva música como una alternativa a una concepción estética que contiene la diferencia poco rentable de valores y personajes que la industria cultural ignora y margina.
Descrição
Palavras-chave
Mito da racionalidade, Sujeito moderno, Indústria cultural, Nova música, Myth of rationality, Modern subject, Cultural industry, New song, Mito de la racionalidad, Sujeto moderno, Industria cultural, Nueva musica
Citação
SANTOS, Hermes. O encanto da música e a música encantada: ensaio sobre música e sociedade. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 239-259, jul/dez. 2005. https://doi.org/10.5216/ia.v29i2.1415. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1415. Acesso em: 2021-10-26