A concepção de competência e a formação da subjetividade do trabalhador
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
307-332
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
34
2
jul./dez.
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2
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Coleções
Resumo
O texto discute as mudanças nas relações sociais que culminaram na emergência do conceito de competência em discursos e práticas em duas esferas de mediação da sociabilidade humana: o trabalho e a educação. Nestes âmbitos, o conceito de competência tem substituído antigos conceitos que antes ordenavam as relações sociais, tais como o de qualificação, no mundo do trabalho, e os de saberes e conhecimento, na Educação. Essas concepções, no entanto, não desapareceram, apenas perderam sua posição central e adquiriram novas configurações, uma vez associadas às competências. Mostrar, portanto, que desdobramentos históricos constituíram a centralidade da concepção de competência nessas duas esferas e quais as suas implicações para a formação da subjetividade do trabalhador é o desafio posto a nossa discussão.
The text discusses the changes in social relations that culminated in the emergence of the concept of competence in discourses and practices in two spheres of mediation of human sociability: work and education. In these areas, the concept of competence has replaced old concepts that used to order social relations, such as qualification, in the world of work, and knowledge and knowledge, in Education. These conceptions, however, did not disappear, they just lost their central position and acquired new configurations, once associated with competences. Showing, therefore, which historical developments constituted the centrality of the concept of competence in these two spheres and what are their implications for the formation of the worker's subjectivity is the challenge posed to our discussion.
El texto discute los cambios en las relaciones sociales que culminaron con el surgimiento del concepto de competencia en los discursos y prácticas en dos esferas de mediación de la sociabilidad humana: el trabajo y la educación. En estos ámbitos, el concepto de competencia ha sustituido a viejos conceptos que solían ordenar las relaciones sociales, como la calificación, en el mundo del trabajo, y el conocimiento y conocimiento, en Educación. Estas concepciones, sin embargo, no desaparecieron, simplemente perdieron su posición central y adquirieron nuevas configuraciones, una vez asociadas a las competencias. Mostrar, por tanto, qué desarrollos históricos constituyeron la centralidad del concepto de competencia en estos dos ámbitos y cuáles son sus implicaciones para la formación de la subjetividad del trabajador es el desafío que se plantea a nuestra discusión.
The text discusses the changes in social relations that culminated in the emergence of the concept of competence in discourses and practices in two spheres of mediation of human sociability: work and education. In these areas, the concept of competence has replaced old concepts that used to order social relations, such as qualification, in the world of work, and knowledge and knowledge, in Education. These conceptions, however, did not disappear, they just lost their central position and acquired new configurations, once associated with competences. Showing, therefore, which historical developments constituted the centrality of the concept of competence in these two spheres and what are their implications for the formation of the worker's subjectivity is the challenge posed to our discussion.
El texto discute los cambios en las relaciones sociales que culminaron con el surgimiento del concepto de competencia en los discursos y prácticas en dos esferas de mediación de la sociabilidad humana: el trabajo y la educación. En estos ámbitos, el concepto de competencia ha sustituido a viejos conceptos que solían ordenar las relaciones sociales, como la calificación, en el mundo del trabajo, y el conocimiento y conocimiento, en Educación. Estas concepciones, sin embargo, no desaparecieron, simplemente perdieron su posición central y adquirieron nuevas configuraciones, una vez asociadas a las competencias. Mostrar, por tanto, qué desarrollos históricos constituyeron la centralidad del concepto de competencia en estos dos ámbitos y cuáles son sus implicaciones para la formación de la subjetividad del trabajador es el desafío que se plantea a nuestra discusión.
Descrição
Palavras-chave
Trabalho, Educação, Competência, Subjetividade, Work, Education, Competence, Subjectivity, Trabajo, Educación, Competencia, Subjetividad
Citação
FREIRE, Juciley Silva Evangelista. A concepção de competência e a formação da subjetividade do trabalhador. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 307-332, jul/dez. 2009. https://doi.org/10.5216/ia.v34i2.8499. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/8499. Acesso em: 2021-10-26