A psicologia e a formação de professores nas décadas de 1910 e 1920: particularidades históricas e campos de diálogo

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
283-306
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
34
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre a psicologia e a formação de professores entre os anos de 1910 a 1930, momento em que o movimento escolanovista ganhava corpo na conjuntura histórica brasileira. Pontos de interesse viriam a identificar vários intelectuais formando uma rede que, dentrevárias questões, também discutia a introdução da psicologia na educação e na formação de professores. Partindo do conceito de sociabilidade segundo Simmel e Sirinelli, observa-se que uma estrutura social se formava, influenciada pelos pensamentos desses intelectuais. Mais do que examinar um período estanque, o que o trabalho buscou foi compreender uma época marcada pelo surgimento da psicologia no cenário educacional, traçando subjetividades, acordos, desacordos, afinidades e complexidades importantes de serem desveladas.

This article seeks to reflect on the psychology and training of teachers between the years 1910 to 1930, a time when the New School movement took shape in the Brazilian historical context. Points of interest would come to identify several intellectuals forming a network that, among several issues, also discussed the introduction of psychology in education and teacher training. Starting from the concept of sociability according to Simmel and Sirinelli, it is observed that a social structure was formed, influenced by the thoughts of these intellectuals. More than examining a sealed period, what the work sought was to understand a time marked by the emergence of psychology in the educational scenario, tracing subjectivities, agreements, disagreements, affinities and important complexities to be unveiled.

Este artículo busca reflexionar sobre la psicología y la formación del profesorado entre los años 1910 a 1930, época en que el movimiento de la Nueva Escuela tomó forma en el contexto histórico brasileño. Puntos de interés vendrían a identificar a varios intelectuales que forman una red que, entre varios temas, también discutió la introducción de la psicología en la educación y la formación del profesorado. A partir del concepto de sociabilidad según Simmel y Sirinelli, se observa que se formó una estructura social, influenciada por los pensamientos de estos intelectuales. Más que examinar un período sellado, lo que buscaba el trabajo era comprender un tiempo marcado por la irrupción de la psicología en el escenario educativo, trazando subjetividades, acuerdos, desacuerdos, afinidades e importantes complejidades por desvelar.
Descrição
Palavras-chave
Psicologia, Escolanovismo, Formação de professores, Sociabilidade, Psychology, Escolanovismo, Teacher training, Sociability, Psicología, Escolanovismo, Formación de profesores, Sociabilidad
Citação
MARENDINO, Rosane Barbosa. A psicologia e a formação de professores nas décadas de 1910 e 1920: particularidades históricas e campos de diálogo. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 283-306, jul/dez. 2009. https://doi.org/10.5216/ia.v34i2.8484. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/8484. Acesso em: 2021-10-26