Etnografia crítica na pesquisa em educação: entrevista com o professor Jefferson Mainardes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Entrevista
Classficação
Nível técnico
Data
2020
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e33753
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
26
jan./dez.
Resumo
Socializar reflexões sobre os elementos que compõe a Etnografia Crítica, enquanto metodologia de pesquisa, bem como os seus desafios é objetivo deste texto, que expõe entrevista realizada com o Professor Doutor Jefferson Mainardes, professor Associado do Departamento e do Programa de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador de expressão na área de educação apresenta uma trajetória profissional e acadêmica comprometida com a formação crítica de professores e com a pesquisa científica. A entrevista aponta o potencial da Etnografia Crítica no processo de formação de pesquisadores que buscam alternativas para desenvolver pesquisas organicamente vinculadas às suas práticas profissionais no âmbito das políticas públicas. É neste espaço interventivo que a pesquisa pode ser recurso para garantir voz à cidadã e ao cidadão, que vivenciam em seu cotidiano múltiplas expressões da questão social.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Pesquisa, Etnografia crítica
Citação
LIMA, Camila Bourguignon de; ROCHA, Angelo Eduardo; BOURGUIGNON, Jussara Ayres. Etnografia crítica na pesquisa em educação: entrevista com o professor Jefferson Mainardes. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. e33753, jan/dez. 2020. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/33753. Acesso em: 2021-09-24