O pensamento holístico na escola: o caso do projeto medIFtação de Itapetininga/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
1517-7947
Página(s)/e-location
675-688
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
2
jul./dez.
Resumo
Este artigo descreve e analisa a experiência de dois anos de existência do projeto medIFtaçãodesenvolvido no Instituto Federal de São Paulo, campus de Itapetininga, no sudoeste do estado. Trata-se de um projeto emergente das necessidades de se apresentar aos estudantes do ensino médio algumas ferramentasde saúde mental para controle da ansiedade. Não obstante, a partir desse cenário, o projeto foi elaborado e tem sido conduzido além dessa proposta instrumental, elevando o sentido da meditação e do pensamento holístico como elementos de autoconhecimento e da compreensão da complexidade da vida. O texto foi organizado na forma de perguntas e respostas, com o propósito de tornar a explicação mais clara sobre especificidades do projeto. Espera-se, com a partilha deste relato, promover uma (auto)reflexão da meditação na educaçãoe, quem sabe, encorajar outros projetos de natureza semelhante.

This article describes and analyzes the experience of two years of existence of the medIFtationproject developed at the Federal Institute of São Paulo, Itapetininga campus, in the southwest of the state. It is a project emerging from the need to present high school students with some mental health tools to control anxiety. Nevertheless, based on this scenario, the project was elaborated and has been carried out beyond this instrumental proposal, raising the sense of meditation and holistic thinking as elements of self-knowledge and understanding of the complexity of life. The paperwas organized in the form of questions and answers, with the purpose of making the explanation clearer about the specifics of the project.It is hoped, by sharing this story, topromote a (self) reflection of meditation at school and, who knows, to encourage other projects of a similar nature.

Este artículo describe y analiza la experiencia de dos años de existencia del proyecto medIFtaçãodesarrollado en el Instituto Federal de São Paulo(Brasil), campus Itapetininga, en el suroeste del estado. Es un proyecto que surge de la necesidad de presentar a los estudiantes de secundaria algunas herramientas de salud mental para controlar la ansiedad. Sin embargo, a partir de este escenario, se elaboró el proyecto y se ha llevado a cabo más allá de esta propuesta instrumental, elevando el sentido de la meditación y el pensamiento holístico como elementos de autoconocimiento y comprensión de la complejidad de la vida. El texto se organizó en forma de preguntas y respuestas, con el propósito de hacer más clara la explicación sobre las particularidades del proyecto.Se espera, al compartir esta historia, promover una (auto) reflexión de la meditación en la educacióny, quién sabe, fomentar otros proyectos de similar naturaleza.
Descrição
Palavras-chave
Meditação, Holístico, Ensino, Meditation, Holistic, Teaching, Meditación, Holístico, Enseñando
Citação
SOUZA, Debora Mota de; FORTUNATO, Ivan; CORREA, Mateus Tófoli. O pensamento holístico na escola: o caso do projeto medIFtação de Itapetininga/SP. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 675-688, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14590. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14590. Acesso em: 2021-09-08