Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
1517-7947
Página(s)/e-location
594-606
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
2
jul./dez.
16
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Este texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fezcom que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.
This text brings a reflection on the pedagogical scenario covered over the years and the importance of developing new ways of teaching to face the educational challenges of the 21st century. COVID-19, a disease caused by the new Coronavirus, caused social isolation measures to be created. In-person Educational Institutions were affected and as a result many students started their studies remotely. Based on exploratory bibliographic research, the path of pedagogical trends is presented, as a form of didacticvalorization, and the teaching challenges encountered in the period of social isolation. The purpose is for educators to understand their importance in the process and feel encouraged to face remote work as a way to value the student who is the protagonist of their learning.
Este texto reflexiona sobre el escenario pedagógico recorrido a lo largo de los años y la importancia de desarrollar nuevas formas de enseñanza para enfrentar los desafíos educativos del siglo. XXI. El COVID-19, una enfermedad provocada por el nuevo Coronavirus, provocó la creación de medidas de aislamiento social. Las instituciones educativas presenciales se vieron afectadas y, como resultado, muchos estudiantes comenzaron sus estudios de forma remota. A partir de una investigación bibliográfica exploratoria, se presenta el camino de las tendencias pedagógicas como una forma de valorización didáctica y los desafíos docentes que se encuentran en el período de aislamiento social. El propósito es que los educadores comprendan su importancia en el proceso y se sientan motivados a enfrentar el trabajo a distancia como una forma de valorar al alumno que es el protagonista de su aprendizaje.
This text brings a reflection on the pedagogical scenario covered over the years and the importance of developing new ways of teaching to face the educational challenges of the 21st century. COVID-19, a disease caused by the new Coronavirus, caused social isolation measures to be created. In-person Educational Institutions were affected and as a result many students started their studies remotely. Based on exploratory bibliographic research, the path of pedagogical trends is presented, as a form of didacticvalorization, and the teaching challenges encountered in the period of social isolation. The purpose is for educators to understand their importance in the process and feel encouraged to face remote work as a way to value the student who is the protagonist of their learning.
Este texto reflexiona sobre el escenario pedagógico recorrido a lo largo de los años y la importancia de desarrollar nuevas formas de enseñanza para enfrentar los desafíos educativos del siglo. XXI. El COVID-19, una enfermedad provocada por el nuevo Coronavirus, provocó la creación de medidas de aislamiento social. Las instituciones educativas presenciales se vieron afectadas y, como resultado, muchos estudiantes comenzaron sus estudios de forma remota. A partir de una investigación bibliográfica exploratoria, se presenta el camino de las tendencias pedagógicas como una forma de valorización didáctica y los desafíos docentes que se encuentran en el período de aislamiento social. El propósito es que los educadores comprendan su importancia en el proceso y se sientan motivados a enfrentar el trabajo a distancia como una forma de valorar al alumno que es el protagonista de su aprendizaje.
Descrição
Palavras-chave
Educação, COVID-19, Tendênciaspedagógicas, Docente, Alunoprotagonista, Education, COVID-19, Pedagogicaltrends, Teacher, Studentprotagonist, Educación, COVID-19, Tendenciaspedagógicas, Docente, Alumnoprotagonista
Citação
CARVALHO, Renata de Aguiar Calixto Costa. Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 594-606, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14061. Acesso em: 2021-09-08