A construção do conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica em um Curso de Medicina da Bahia

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
1517-7947
Página(s)/e-location
513-526
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
2
jul./dez.
Resumo
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuiu para a reorientação da educação médica no Brasil. AsDiretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicinafortalecema formação profissional na Atenção Primaria à Saúde (APS). O objetivo deste artigo foi correlacionar os componentes curriculares do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a partir dos conhecimentos e práticas construídas sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Esteestudo documental utilizou o software IRaMuTeQ para o processamento das informações, possibilitando a construção da nuvem de palavrase da árvore de similitude. Os resultados indicam que o processo ensino-aprendizagem da HAS é fragmentado,comos módulos de Habilidades e Tutorial buscandocapacitar os estudantes para realizar procedimentos clínicos com base nas especialidades médicas, enquanto as Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) possibilitam a vivênciada realidade do SUS nos ambientes da APS.

The creation of Brazilian National Health System (SUS, Portuguese initials) contributed to the reorientation of medical education in Brazil. The National Curricular Guidelines for undergraduate medicine strengthen professional training in Primary Health Care (PHC). The objective of this article was to correlate the curricular components of the Medicine course at the State University of Feira de Santana (UEFS), based on the knowledge and practices built on Systemic Arterial Hypertension (SAH). This documentary study used the IRaMuTeQ software for information processing, enabling the construction of the word cloud and the similarity tree. The results indicate that the SAH teaching-learning process is fragmented, withthe Skills and Tutorial modules seekingto enable students to perform clinical procedures based on medical specialties, while the Teaching, Service and Community Integration Practices (PIESC) enable the experience of the reality of SUS in PHC environments.

El Sistema Único de Salud (SUS) contribuyó a la reorientación de la educación médica en Brasil. Las Pautas Curriculares Nacionales para medicina de pregrado fortalecen la capacitación profesional en Atención Primaria de Salud (APS). El objetivo de este artículo fue correlacionar los componentes curriculares del curso de Medicina en la Universidad Estatal de Feira de Santana (UEFS), basado en el conocimiento y las prácticas construidas en la Hipertensión Arterial Sistémica (HAS). Este estudio documental utilizó el software IRaMuTeQ para el procesamiento de la información, lo que permitió la construcción de la nube de palabras y el árbol de similitud. Los resultados indican que el proceso de enseñanza-aprendizaje HAS está fragmentado, donde los módulos de Habilidades y Tutoriales buscan permitir a los estudiantes realizar procedimientos basados en especialidades médicas, mientras que las Prácticas de Enseñanza, Servicio e Integración Comunitaria (PIESC) permiten experiencia de la realidad del SUS en entornos deAPS.
Descrição
Palavras-chave
Educação médica, Atenção primária à saúde, Hipertensão arterial sistêmica, Medical education, Primary health care, Systemic arterial hypertension, Educación médica, Atención primaria de salud, Hipertensión arterial sistémica
Citação
SANTIAGO, Nadilla Laís Gomes; PEIXOTO, Marcelo Torres. A construção do conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica em um Curso de Medicina da Bahia. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 513-526, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13488. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13488. Acesso em: 2021-09-08