Educação Sexual, CT&i: um breve estudo teórico e uma proposta de aplicação

Nenhuma Miniatura disponível
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Autores
SILVA, Claudionor Renato da
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
40-50
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
1
jan./jun.
Resumo
A problemática deste estudo, apesarainda inicial e incipiente,é a possibilidade de aproximação da Educação Sexual aos pressupostos da CT&i. Se propõeum currículo para a educação escolar e para os espaços não escolaresque nasça não só das pesquisas e produções da área da Educação Sexual,mas que seja expandida parareflexões e produçõesde teorias sobre a “indústria da sexualidade”, com as inovações e tecnologias científicasfruto do avanço da informação computadorizada. Nessa proposta se elabora um conceito provisório de “Educação Sexual Científica”(ESC)que, em seu projeto inicial, pretende se configurar nos moldes da Alfabetização Científica. Com metodologia de base bibliográfica,a problemática da pesquisa é respondida em duas frentes: a primeira frente, aproximar a área da Educação Sexual à CT&i a partir da Epistemologia da Ciência. Na segunda frente, propor uma metodologia nos aportes da Alfabetização Científica. Um dos principais resultados é o campo de desafios que se abrem para ser pensado um projeto teórico e metodológico de ESC, por exemplo, a digisexuality, as novas tecnologias “robossexuais”, as plataformas digitais sexuais, com jogos e “sentidos” promovidos pela indústria, apoiando-se na ciência da sexualidade humana e atendendo ao bem-estar de seus usuários(as) individuais e coletivos. A principal conclusão é a possibilidade positiva (e “arriscada”) dessa aproximação da Educação Sexual com a CT&i, sobretudo em sua complementariedade aoaspecto emancipatório da sexualidade humanautilizado nas Ciências da Educação.

The problem of this study, which is still an initial and incipient study, is the possibility of approximating Sexual Education to the assumptions of CT&i. A curriculum is proposed for school education and for non-school spaces that is born not only from research and production in the area of Sexual Education, but that is expanded to reflect and produce theories about the “industryof sexuality”, with innovations and scientific technologies resulting from the advance of computerized information. In this proposal, a provisional concept of “Scientific Sexual Education” (SSE) is elaborated, which, in its initial project, intends to be configured along the lines of Scientific Literacy. With bibliographic based methodology, the research problem is answered on two fronts: the first front, bringing the area of Sexual Education to CT&i from the Epistemology of Science. In the second front, to propose a methodology in the contributions of Scientific Literacy. One of the main results is the field of challenges that open up for a theoretical and methodological SSEproject, for example, digisexuality, new “robosexual” technologies, digital sexual platforms, with games and “senses” promoted by the industry, relying on the science of human sexuality and attending to the well-being of its individual and collective users. The main conclusion is the positive (and “risky”) possibility of this approximation of Sexual Education with CT&i, especially in its complementarity with the emancipatory aspect of human sexuality used in Educational Sciences.

El problema de este estudio, que sigue siendo un estudio inicial e incipiente, es la posibilidad de aproximar la educación sexual a los supuestos de CT & i. Se propone un plan de estudios para la educaciónescolar y para espacios no escolares que nace no solo de la investigación y producción en el área de Educación Sexual, sino que se expande para reflejar y producir teorías sobre la "industria de la sexualidad", con innovaciones y tecnologías científicas resultantes del avance de la información computarizada. En esta propuesta, se elabora un concepto provisional de "Educación Sexual Científica" (ESC), que, en su proyecto inicial, pretende configurarse en la línea de la Alfabetización Científica. Con una metodología basada en la bibliografía, el problema de investigación se responde en dos frentes: el primero, que lleva el área de Educación Sexual a CT&i desde la Epistemología de la Ciencia. En el segundo frente, proponer una metodología en las aportaciones de la Alfabetización Científica. Uno de los principales resultados es el campo de desafíos que se abren para un proyecto ESC teórico y metodológico, por ejemplo, digisexualidad, nuevas tecnologías "robosexuales", plataformas sexuales digitales, con juegos y"sentidos" promovidos por la industria. , confiando en la ciencia de la sexualidad humana y atendiendo al bienestar de sus usuarios individuales y colectivos. La conclusión principal es la posibilidad positiva (y "arriesgada") de esta aproximación de la educación sexual con CT & i, especialmente en su complementariedad con el aspecto emancipatorio de la sexualidad humana utilizada en las ciencias de la educación.
Descrição
Palavras-chave
Educação sexual, CT&i, Educação sexual científica, Sexual education, CT&i, Scientific sex education, Educación sexual, CT&i, Educación sexual científica
Citação
SILVA, Claudionor Renato da. Educação Sexual, CT&i: um breve estudo teórico e uma proposta de aplicação. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 40-50, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13532. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13532. Acesso em: 2021-09-08