Recreação e psicologia positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Autores
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
42-51
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
1
jan./jun.
20
1
jan./jun.
Resumo
Este ensaio busca apresentar possíveis interfaces entre a recreação e a Psicologia Positiva, a partir da análise de um relato de experiência. Trata-se da análise das atividades desenvolvidas em um minicurso conduzido na ocasião do III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, em setembro de 2017. Na oportunidade, um conjunto de jogos e brincadeiras foram utilizadas para apresentar uma possível relação entre a recreação e o olhar edificante da Psicologia Positiva. Ao final, espera-se que as ideias embrionárias aqui apresentadas, que permitiram realizar proveitoso minicurso, sejam adensadas em novas oportunidades de praticá-las, ao mesmo tempo em que encorajem mais pesquisas que busquem relacionar a Psicologia Positiva com a recreação.
This essay seeks to present possible interfaces between recreation and Positive Psychology, based on the analysis of an experience report. This is the analysis of the activities developed in a mini-course conducted on the occasion of the III International Congress of Psychology of Sport, Human Development and Technologies, in September 2017. On the occasion, a set of games were used to present a possible relationship between the recreation and the edifying look of Positive Psychology. In the end, itis hoped that the embryonic ideas presented here, which have allowed us to make a useful mini-course, will be densified in new opportunities to practice them, while encouraging more research that seeks to relate Positive Psychology to recreation.
Este ensayo busca presentar posibles interfaces entre la recreación y la Psicología Positiva, a partir delanálisis de un relato de experiencia. Se trata del análisis de las actividades desarrolladas en un minicurso conducido en ocasión del III Congreso Internacional de Psicología del Deporte, Desarrollo Humano y Tecnologías, en septiembre de 2017. En la oportunidad, un conjunto de bromasy juegos fueron utilizados para presentar una posible relación entre la recreación y la mirada edificante de la Psicología Positiva. Al final, se espera que las ideas embrionarias aquí presentadas, que permitieron realizar provechosos minicurso, sean adensadas en nuevas oportunidades de practicarlas, al mismo tiempo que alienten más investigaciones que busquen relacionar la Psicología Positiva con la recreación.
This essay seeks to present possible interfaces between recreation and Positive Psychology, based on the analysis of an experience report. This is the analysis of the activities developed in a mini-course conducted on the occasion of the III International Congress of Psychology of Sport, Human Development and Technologies, in September 2017. On the occasion, a set of games were used to present a possible relationship between the recreation and the edifying look of Positive Psychology. In the end, itis hoped that the embryonic ideas presented here, which have allowed us to make a useful mini-course, will be densified in new opportunities to practice them, while encouraging more research that seeks to relate Positive Psychology to recreation.
Este ensayo busca presentar posibles interfaces entre la recreación y la Psicología Positiva, a partir delanálisis de un relato de experiencia. Se trata del análisis de las actividades desarrolladas en un minicurso conducido en ocasión del III Congreso Internacional de Psicología del Deporte, Desarrollo Humano y Tecnologías, en septiembre de 2017. En la oportunidad, un conjunto de bromasy juegos fueron utilizados para presentar una posible relación entre la recreación y la mirada edificante de la Psicología Positiva. Al final, se espera que las ideas embrionarias aquí presentadas, que permitieron realizar provechosos minicurso, sean adensadas en nuevas oportunidades de practicarlas, al mismo tiempo que alienten más investigaciones que busquen relacionar la Psicología Positiva con la recreación.
Descrição
Palavras-chave
Brincadeira, Lazer, Recreação, Psicologia positiva, Playing, Leisure, Recreation, Positive Psychology, Broma, Ocio, Recreación, Psicología positiva
Citação
FORTUNATO, Ivan. Recreação e psicologia positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 42-51, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11253. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11253. Acesso em: 2021-09-08