Colaboração do gênero textual história em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
20-31
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
1
jan./jun.
Resumo
O presente trabalho traz como tema o uso de histórias em quadrinhos nas atividades com alunos que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem. Tivemos como objetivo a elucidação dos fatores presentes na produção dos quadrinhos e que contribuem com o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. O trabalho foi realizado com um grupo de quatro alunos de anos iniciais do ensino fundamental. Foram oito encontros, duas vezes na semana. A partir da construção das histórias obteve-se a análise de conteúdo de cada produção. Através dos quadrinhos os alunos desenvolveram uma narrativa gráfica, despertando os pressupostos da escrita de uma maneira mais dinâmica. Verificou-se a presença da escrita e do desenho integrados, fazendo com que a construção de uma história e sua comunicação ficasse mais fluente. O diálogo entre os personagens favoreceu a escrita na construção. Pode-se constatar que essas atividades valorizaram a capacidade de cada aluno, buscando o conhecimento através do processo de ensino-aprendizagem.

The present work brings as a theme the use of comics in the activities with students who present some difficulty in learning. We had as objective the elucidation of the factors present in the production of comics and that contribute to the process of development of reading and writing. The study was carried out with a group of four students from the first years of elementary school. There were eight meetings, twice a week. From the construction of the histories the content analysis of each production was obtained. Through the comics the students developed a graphic narrative, awakening the assumptions of writing in a more dynamic way. It was verified the presence of integrated writing and drawing, making the construction of a storyand its communication more fluent. The dialogue between the characters favored writing in the construction. It can be verified that these activities valued the capacity of each student, seeking the knowledge through the learning teaching process.

El presente trabajo trae como tema el uso de historietas en las actividades con alumnos que presentan alguna dificultad en el aprendizaje. Hemos tenido como objetivo la elucidación de los factores presentes en la producción de los cómics y que contribuyen con el proceso de desarrollo de la lectura y la escritura. El trabajo fue realizado con un grupo de cuatro alumnos de años iniciales de la enseñanza fundamental. Fueron ocho encuentros, dos veces a la semana. A partir de la construcción de las historias se obtuvo el análisis de contenido de cada producción. A través de los cómics los alumnos desarrollaron una narrativa gráfica, despertando los presupuestos de la escritura de una manera más dinámica. Se verificó la presencia de la escritura y del diseño integrados, haciendo que la construcción de una historia y su comunicación quedara más fluida. El diálogo entre lospersonajes favoreció la escritura en la construcción. Se puede constatar que esas actividades valoraron la capacidad de cada alumno, buscando el conocimiento a través del proceso de enseñanza aprendizaje.
Descrição
Palavras-chave
Histórias em quadrinhos, Escrita, Educar pela pesquisa, Comics, Writing, Educate by research, Cómics, Escritura, Educar por la investigación
Citação
KRÜGER, Camila Holz ; MICHELS, Josué. Colaboração do gênero textual história em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e escrita. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 20-31, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.10886. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10886. Acesso em: 2021-09-08