As trajetórias escolares: percepções de crianças/alunos e professoras

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Tipo
Edição Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
338-354
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
Pode-se dizer que há dois eixos centrais que perpassam o conceito de infância. O primeiro é a socialização, atrelada principalmente às instituições sociais, como a escola e a família, em que adultos ensinam maneiras de ser e agir em sociedade para a manutenção e coesão da mesma. E, o segundo, é a individualização, na qual a criança é um sujeito de direitos e um protagonista social. Permeados pela socialização e individualização, entender as percepções que crianças/alunos podem formular sobre o próprio processo escolar se tornou um eixo de fundamental importância para a compreensão de trajetórias escolares. De tal modo, o objetivo deste texto consistiu em apreender a percepção de duas crianças/alunos sobre as experiências e desempenhos escolares apresentados por eles no decorrer de parte do Ensino Fundamental I e relacionar tais percepções a de professores que ministraram aulas para eles. Trata-se de uma pesquisa de mestrado e doutoramento que acompanhou em 2009, 2011 e 2012 - no 2º, 4º e 5º ano, uma menina e um menino, com sete a dez anos de idade, que foram indicados no 2º ano pela professora responsável pela turma deles como estudantes que apresentavam desempenhos medianos. Configurou-se como um estudo longitudinal qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados a análise de documentos escolares, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos (neste caso foram empregadas estratégias lúdicas). Além disso, os estudantes também responderam a um questionário e produziram um texto autobiográfico para relatar as experiências que mantinham com a escola. Foi possível concluir que os dois alunos expuseram suas percepções sobre os desempenhos escolares e experiências vivenciadas no contexto escolar desde o 2º ano de escolarização, as quais nem sempre corroboraram com indicações dadas por professores. Os dois alunos/crianças demonstraram preocupações com a possibilidade de acesso a determinadas escolas, em detrimento de outras, na sequência do processo de escolarização.

It can be said that there are two central themes that underlie the concept of childhood. The first is the socialization, linked mainly to social institutions such as the school and the family, where adults teach ways of being and acting in society for the maintenance and cohesion of the same. And the second is the individualization, in which the child is a subject of rights and a social protagonist. Pervaded by the socialization and individualization, understanding the perceptions that children / students can make on their own educational process has become an axis of fundamental importance for the understanding of school trajectories. So, the aim of this paper is to learn the perception of two children / students on school experiences and performances presented by them during part of the elementary school and to relate these perceptions of teachers who gave classes for them. This study has provided data a master's and doctoral research that followed in 2009, 2011 and 2012 -the 2nd, 4th and 5th year, a girl and a boy, with seven to ten years old, who were appointed in the 2nd year by the teacher responsible for their class as students who had middling performances. It appears as a qualitative longitudinal study that used as data collection instrument analysis of school documents, lesson observations and interviews with teachers and students (in this case playful strategies were employed). In addition, students also answered a questionnaire and produced an autobiographical text to report the experiences they had with the school. It was concluded that the two students expressed their perceptions about school performance and life experiences in the school context from the 2nd year of schooling, which not always corroborated indications given by teachers. The two students / children have shown concern with the possibility of access to certain schools at the expense of others, following the schooling process.

Se puede decir que hay dos ejes centrales que atraviesan el concepto de infancia. La primera es la socialización, vinculada principalmente a las instituciones sociales, como la escuela y la familia, en la que los adultos enseñan formas de ser y actuar en la sociedad para el mantenimiento y cohesión de la sociedad. Y el segundo es la individualización, en la que el niño es sujeto de derechos y protagonista social. Permeado por la socialización y la individualización, comprender las percepciones que los niños / estudiantes pueden formular sobre el propio proceso escolar se ha convertido en un eje de fundamental importancia para comprender las trayectorias escolares. Así, el objetivo de este texto fue aprehender la percepción de dos niños / estudiantes sobre las experiencias y actuaciones escolares que presentaron durante parte de la Escuela Primaria I y relacionar tales percepciones con las de los profesores que les impartieron. Se trata de una investigación de maestría y doctorado que siguió en 2009, 2011 y 2012: en el segundo, cuarto y quinto año, una niña y un niño, de siete a diez años, que fueron nominados en el segundo año por el maestro responsable por su clase como estudiantes con rendimientos medios. Se configuró como un estudio longitudinal cualitativo que utilizó como instrumento de recolección de datos el análisis de documentos escolares, observaciones de clase y entrevistas a docentes y estudiantes (en este caso se utilizaron estrategias lúdicas). Además, los estudiantes también respondieron un cuestionario y elaboraron un texto autobiográfico para relatar las experiencias que tuvieron con la escuela. Se pudo concluir que los dos alumnos expusieron sus percepciones sobre el desempeño escolar y las vivencias en el contexto escolar desde el 2º año de escolaridad, lo que no siempre corrobora con las indicaciones dadas por los docentes. Los dos alumnos / niños expresaron su preocupación por la posibilidad de acceder a determinadas escuelas, en detrimento de otras, como resultado del proceso de escolarización.
Descrição
Palavras-chave
Trajetórias escolares, Percepções de alunos/crianças, Ensino Fundamental, School trajectories, Perceptions of students / children, Elementary Schoo, Trayectorias escolares, Percepciones de estudiantes / niños, Enseñanza fundamental
Citação
GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. As trajetórias escolares: percepções de crianças/alunos e professoras. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 338-354, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10958. Acesso em: 2021-09-08