Olhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família
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Tipo
Edição Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
181-198
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
1
jan./jun.
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Resumo
Apreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar. A partir da Perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano, foram organizadas entrevistas semi-estruturadas com crianças. Os resultados apontaram que as crianças que participaram dos três estudos entendiam a família enquanto ponto de apoio, suporte e afeto. Reconheceram a figura da professora, destacando o relacionamento afetivo que possuiam com ela. Além disso, também revelaram sentirem-se culpadas por suas dificuldades de aprendizagem, manifestando angústia e tristeza. É preciso atentar para a trajetória escolar da criança, para impedir que ela chegue no 5º ano com defasagens ou mesmo que adquira a concepção de que o percurso da escolarização é penoso.
Seizing children's perceptions is a challenge for family members, teachers and researchers. Aware of this, this article was the result of three researches developed in the years 2006 and 2010 and aims to appropriate discourses of children / students of the 4th grade / 5th year of Elementary School to understand how they conceived and experienced situations of low performance School. From the Bioecological Perspective of Human Development, semi-structured interviews with children were organized. The results showed that the children who participated in the three studies understood the family as a point of support, support and affection. They recognized the figure of the teacher, highlighting the affective relationship they had with her. In addition, they also revealed feeling guilty about their learning difficulties, expressing anguish and sadness. Attention must be paid to the child's educational trajectory in order to prevent the child from reaching the 5th grade with lags or even to acquire the idea that the course of schooling is painful.
Entender las percepciones de los niños es un desafío para los miembros de la familia, los maestros y los investigadores. Consciente de ello, este artículo fue el resultado de tres investigaciones realizadas en 2006 y 2010 y tiene como objetivo apropiarse de los discursos de niños / estudiantes de 4º / 5º de Primaria para comprender cómo concibieron y vivieron situaciones de bajo rendimiento escolar. . Desde la Perspectiva Bioecológica del Desarrollo Humano, se organizaron entrevistas semiestructuradas con niños. Los resultados mostraron que los niños que participaron en los tres estudios entendieron a la familia como un punto de apoyo, apoyo y afecto. Reconocieron la figura de la maestra, destacando la relación afectiva que tenían con ella. Además, también revelaron sentirse culpables por sus dificultades de aprendizaje, expresando angustia y tristeza. Es necesario prestar atención a la trayectoria escolar del niño, para evitar que llegue al 5º grado con retrasos o incluso que adquiera el concepto de que la trayectoria escolar es dolorosa.
Seizing children's perceptions is a challenge for family members, teachers and researchers. Aware of this, this article was the result of three researches developed in the years 2006 and 2010 and aims to appropriate discourses of children / students of the 4th grade / 5th year of Elementary School to understand how they conceived and experienced situations of low performance School. From the Bioecological Perspective of Human Development, semi-structured interviews with children were organized. The results showed that the children who participated in the three studies understood the family as a point of support, support and affection. They recognized the figure of the teacher, highlighting the affective relationship they had with her. In addition, they also revealed feeling guilty about their learning difficulties, expressing anguish and sadness. Attention must be paid to the child's educational trajectory in order to prevent the child from reaching the 5th grade with lags or even to acquire the idea that the course of schooling is painful.
Entender las percepciones de los niños es un desafío para los miembros de la familia, los maestros y los investigadores. Consciente de ello, este artículo fue el resultado de tres investigaciones realizadas en 2006 y 2010 y tiene como objetivo apropiarse de los discursos de niños / estudiantes de 4º / 5º de Primaria para comprender cómo concibieron y vivieron situaciones de bajo rendimiento escolar. . Desde la Perspectiva Bioecológica del Desarrollo Humano, se organizaron entrevistas semiestructuradas con niños. Los resultados mostraron que los niños que participaron en los tres estudios entendieron a la familia como un punto de apoyo, apoyo y afecto. Reconocieron la figura de la maestra, destacando la relación afectiva que tenían con ella. Además, también revelaron sentirse culpables por sus dificultades de aprendizaje, expresando angustia y tristeza. Es necesario prestar atención a la trayectoria escolar del niño, para evitar que llegue al 5º grado con retrasos o incluso que adquiera el concepto de que la trayectoria escolar es dolorosa.
Descrição
Palavras-chave
Infância, Baixo desempenho escolar, Ensino fundamental, Childhood, Low school performance, Elementary school, Infancia, Bajo rendimiento académico, Enseñanza fundamental
Citação
MOREIRA-MALAGOLLI, Gabriela Maffei ; MARCONDES, Keila Hellen Barbato ; GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Olhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 181-198, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10828. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10828. Acesso em: 2021-09-08