Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones
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Tipo
Edição Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2017
Autores
ORCID
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
163-180
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
1
jan./jun.
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jan./jun.
Resumo
A explicação para a desigualdade dos desempenhos escolares dada pelos profissionais da educação vem frequentemente associada à amplitude do apoio familiar à escolarização dos descendentes. Com o intuito de explorarmos esta relação analisam-se resultados de parte de um inquérito por questionário aplicado junto de crianças do 5º e 6º ano de escolaridade, onde foi possível identificar a trajectória escolar de cada aluno e as representações e práticas dos seus progenitores na relação com a escola. Trata-se de um total de 837 alunos distribuídos por 8 escolas dos concelhos de Lisboa e Loures, com diferentes origens nacionais. Compara-se a informação para os alunos autóctones, para os que têm origem cabo-verdiana e os que têm origem indiana. Concluímos que o apoio familiar à escolaridade (índice construído com base na ida às reuniões escolares, no controlo que exercem sobre os trabalhos de casa, no apoio prestado nas dificuldades e, ainda, no diálogo sobre a vida escolar) contribui para o desempenho escolar e que as duas variáveis variam numa relação directa. Contudo, esse apoio não constitui, de modo algum, uma condição suficiente ao êxito ou fracasso escolares, dado não ser pertinente concluir pelo efeito decisivo das práticas de apoio familiar à escolaridade sobre os resultados que os alunos obtêm na escola. Verificou-se, ainda, existir uma relação mais forte com os resultados obtidos quando se trata dos alunos de origem cabo-verdiana e mais frágil com são os de origem indiana.
The explanation for the inequality of school performances given by education professionals is often associated with the amplitude of the family support to the offspring’s education. In order to explore this relationship we analyze the results of part of a survey questionnaire applied to children in the 5th and 6th grade, where it was possible to identify the trajectory school of each student and the representations and practices of their parents in relation with the school. This is a total of 837 students spread over 8 schools in the municipalities of Lisbon and Loures with different national origins. We compared the information to indigenous students, for those who have Cape Verdean origin and those of Indian origin. We conclude that family support for education (index built on the way to school meetings, the control they exert over their homework, the dialogue about school life and the support given by the families to the difficulties) contributes to school performance and that the two variables vary in a direct relationship. But this is not, in any way, a sufficient condition for success or failure in school as it is not unreasonable to conclude the decisive effect of the practices of family support for education about the results students get in school. There was also a stronger relationship with the results when it comes to the students of Cape Verdean origin and more fragile with those of Indian origin.
La explicación de la desigualdad en el desempeño escolar que dan los profesionales de la educación a menudo se asocia con la amplitud del apoyo familiar para la escolarización de sus descendientes. Para explorar esta relación, analizamos los resultados de parte de una encuesta cuestionario aplicada a niños de 5 ° y 6 ° grado, donde fue posible identificar la trayectoria escolar de cada alumno y las representaciones y prácticas de sus padres en la relación. .con la escuela. Hay un total de 837 estudiantes repartidos en 8 escuelas en Lisboa y Loures, con diferentes orígenes nacionales. Se compara la información de los estudiantes nativos, de los de origen caboverdiano y de los de origen indio. Concluimos que el apoyo familiar a la escolarización (índice construido a partir de la asistencia a las reuniones escolares, el control que ejercen sobre las tareas, el apoyo brindado en las dificultades y también el diálogo sobre la vida escolar) contribuye al desempeño escolar y que las dos variables varían en una relación directa. Sin embargo, este apoyo no es en modo alguno condición suficiente para el éxito o fracaso escolar, ya que no es pertinente concluir sobre el efecto decisivo de las prácticas de apoyo familiar en la escolarización sobre los resultados que obtienen los estudiantes en la escuela. También se verificó que existe una relación más fuerte con los resultados obtenidos cuando se trata de estudiantes de origen caboverdiano y más frágiles con los de origen indio.
The explanation for the inequality of school performances given by education professionals is often associated with the amplitude of the family support to the offspring’s education. In order to explore this relationship we analyze the results of part of a survey questionnaire applied to children in the 5th and 6th grade, where it was possible to identify the trajectory school of each student and the representations and practices of their parents in relation with the school. This is a total of 837 students spread over 8 schools in the municipalities of Lisbon and Loures with different national origins. We compared the information to indigenous students, for those who have Cape Verdean origin and those of Indian origin. We conclude that family support for education (index built on the way to school meetings, the control they exert over their homework, the dialogue about school life and the support given by the families to the difficulties) contributes to school performance and that the two variables vary in a direct relationship. But this is not, in any way, a sufficient condition for success or failure in school as it is not unreasonable to conclude the decisive effect of the practices of family support for education about the results students get in school. There was also a stronger relationship with the results when it comes to the students of Cape Verdean origin and more fragile with those of Indian origin.
La explicación de la desigualdad en el desempeño escolar que dan los profesionales de la educación a menudo se asocia con la amplitud del apoyo familiar para la escolarización de sus descendientes. Para explorar esta relación, analizamos los resultados de parte de una encuesta cuestionario aplicada a niños de 5 ° y 6 ° grado, donde fue posible identificar la trayectoria escolar de cada alumno y las representaciones y prácticas de sus padres en la relación. .con la escuela. Hay un total de 837 estudiantes repartidos en 8 escuelas en Lisboa y Loures, con diferentes orígenes nacionales. Se compara la información de los estudiantes nativos, de los de origen caboverdiano y de los de origen indio. Concluimos que el apoyo familiar a la escolarización (índice construido a partir de la asistencia a las reuniones escolares, el control que ejercen sobre las tareas, el apoyo brindado en las dificultades y también el diálogo sobre la vida escolar) contribuye al desempeño escolar y que las dos variables varían en una relación directa. Sin embargo, este apoyo no es en modo alguno condición suficiente para el éxito o fracaso escolar, ya que no es pertinente concluir sobre el efecto decisivo de las prácticas de apoyo familiar en la escolarización sobre los resultados que obtienen los estudiantes en la escuela. También se verificó que existe una relación más fuerte con los resultados obtenidos cuando se trata de estudiantes de origen caboverdiano y más frágiles con los de origen indio.
Descrição
Palavras-chave
Família - Escola, Sucesso escolar, Ensino básico, Family - School, School success, Compulsory school, Familia - Escuela, Éxito escolar, Educacion basica
Citação
SEABRA, Teresa. Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 163-180, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10827. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10827. Acesso em: 2021-09-08