Letramento digital e a formação do professor de língua na contemporaneidade

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista EntreLínguas
ISSN
2447-3529
Página(s)/e-location
225-248
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
2
2
jul./dez.
Resumo
Na tentativa de contemplar e repensar a formação do professor sob um viés mais contemporâneo, objetivamos promover uma discussão, a partir da reflexão e articulação de conceitos e perspectivas sobre Letramento Digital (STREET, 1995; BUZATO, 2006; ROJO, 2013) e a Formação Sociocultural do Professor (VIGOTSKI, 1998; 2010; JOHNSON, 2009; FRIEDRICH, 2012), no que se refere ao uso da tecnologia da informação e da comunicação (LÉVY, 1998; 1999; 2007) como responsável por (novas) práticas de letramento no âmbito educacional. De forma a instigar uma reflexão sobre a experiência prática à luz da literatura da área, tecemos considerações mais pontuais sobre uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada em um contexto de formação inicial do profissional de Letras, em que se fez uso da tecnologia com vistas a promover uma formação social, crítica e reflexiva do professor. Os dados evidenciaram que o sucesso da atividade não está relacionado diretamente ao uso de uma ferramenta tecnológica apropriada, mas ao engajamento dos participantes na tarefa solicitada, o que implica necessariamente uma nova forma de pensar e agir, (trans)formada e delineada por recursos metodológicos, tecnológicos e contextuais.

In an attempt to contemplate and rethink teacher education from a more contemporary perspective, we aim to promote a discussion, based on the reflection and articulation of concepts and perspectives on Digital Literacy (STREET, 1995; BUZATO, 2006; ROJO, 2013) and Education Teacher's Sociocultural (VIGOTSKI, 1998; 2010; JOHNSON, 2009; FRIEDRICH, 2012), with regard to the use of information and communication technology (LÉVY, 1998; 1999; 2007) as responsible for (new) literacy practices in the educational field. In order to instigate a reflection on the practical experience in the light of the literature in the area, we make more specific considerations about a qualitative research of an ethnographic nature, carried out in a context of initial training of the Literary professional, in which technology was used with a view to to promote a social, critical and reflective formation of the teacher. The data showed that the success of the activity is not directly related to the use of an appropriate technological tool, but to the participants' engagement in the requested task, which necessarily implies a new way of thinking and acting, (trans)formed and outlined by methodological resources , technological and contextual.

En un intento de contemplar y repensar la formación docente desde una perspectiva más contemporánea, buscamos promover una discusión, basada en la reflexión y articulación de conceptos y perspectivas sobre Alfabetización Digital (CALLE, 1995; BUZATO, 2006; ROJO, 2013) y Educación. Docente Sociocultural (VIGOTSKI, 1998; 2010; JOHNSON, 2009; FRIEDRICH, 2012), con respecto al uso de las tecnologías de la información y la comunicación (LÉVY, 1998; 1999; 2007) como responsable de (nuevas) prácticas de alfabetización en el ámbito educativo. Para instigar una reflexión sobre la experiencia práctica a la luz de la literatura en el área, hacemos consideraciones más específicas sobre una investigación cualitativa de carácter etnográfico, realizada en un contexto de formación inicial del profesional literario, en el que la tecnología se utilizó con miras a promover una formación social, crítica y reflexiva del docente. Los datos mostraron que el éxito de la actividad no está directamente relacionado con el uso de una herramienta tecnológica adecuada, sino con el compromiso de los participantes en la tarea solicitada, lo que necesariamente implica una nueva forma de pensar y actuar, (trans) formada y perfilada. por recursos metodológicos, tecnológicos y contextuales.
Descrição
Palavras-chave
Letramento digital, Tecnologia da informação e comunicação, Ferramentas e ambientes digitais, Ensino de língua, Formação contemporânea do professor, Digital literacy, Information and communication technology, Digital tools and environments, Language teaching, Contemporary teacher education, Alfabetización digital, Tecnología de la información y las comunicaciones, Herramientas y entornos digitales, Enseñanza de idiomas, Formación docente contemporánea
Citação
BEDRAN, Patrícia Fabiana. Letramento digital e a formação do professor de língua na contemporaneidade. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 225-248, jul/dez. 2016. https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8614. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8614. Acesso em: 2021-09-08