O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista EntreLínguas
ISSN
2447-3529
Página(s)/e-location
67-88
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
2
1
jan./dez.
2
1
jan./dez.
Coleções
Resumo
Partindo do pressuposto de que a forma como nos comunicamos se dá por meio de enunciados, concretizados nos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estes devem ser considerados no trabalho com as línguas estrangeiras, a fim de possibilitar aos alunos que façam uso do idioma em diferentes contextos de comunicação. Dessa forma, neste trabalho, definimos o que é gênero discursivo e discutimos as especificidades que devem ser consideradas ao realizar um trabalho com os alunos a partir de gêneros. Por fim, por meio do relato e da avaliação de uma atividade com o gênero discursivo “perfil”, analisamos como ocorreu essa transposição didática para a sala de aula. Essa atividade foi aplicada em duas turmas da UFMG, uma de língua espanhola, para alunos que estão na graduação em Letras e outra de português como língua adicional, para alunos que estão realizando seus estudos no Brasil.
Assuming that the way we communicate is through utterances, concretized in discursive genres (BAKHTIN, 2015), these should be considered when working with foreign languages, in order to enable students to use the language in different contexts of communication. Thus, in this work, we define what a discursive genre is and discuss the specifics that must be considered when carrying out work with students based on genres. Finally, through the report and evaluation of an activity with the discursive genre “profile”, we analyze how this didactic transposition to the classroom occurred. This activity was applied in two classes at UFMG, one of Spanish language, for students who are graduating in Letters and another of Portuguese as an additional language, for students who are studying in Brazil.
Asumiendo que la forma en que nos comunicamos es a través de enunciados, concretizados en géneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estos deben ser considerados al trabajar con lenguas extranjeras, con el fin de que los estudiantes puedan utilizar la lengua en diferentes contextos de comunicación. Así, en este trabajo definimos qué es un género discursivo y discutimos las especificidades que se deben tener en cuenta a la hora de realizar trabajos con estudiantes basados en géneros. Finalmente, a través del relato y evaluación de una actividad con el “perfil” de género discursivo, analizamos cómo se produjo esta transposición didáctica al aula. Esta actividad se aplicó en dos clases en la UFMG, una de idioma español, para estudiantes que se están graduando en Letras y otra de portugués como lengua adicional, para estudiantes que están estudiando en Brasil.
Assuming that the way we communicate is through utterances, concretized in discursive genres (BAKHTIN, 2015), these should be considered when working with foreign languages, in order to enable students to use the language in different contexts of communication. Thus, in this work, we define what a discursive genre is and discuss the specifics that must be considered when carrying out work with students based on genres. Finally, through the report and evaluation of an activity with the discursive genre “profile”, we analyze how this didactic transposition to the classroom occurred. This activity was applied in two classes at UFMG, one of Spanish language, for students who are graduating in Letters and another of Portuguese as an additional language, for students who are studying in Brazil.
Asumiendo que la forma en que nos comunicamos es a través de enunciados, concretizados en géneros discursivos (BAKHTIN, 2015), estos deben ser considerados al trabajar con lenguas extranjeras, con el fin de que los estudiantes puedan utilizar la lengua en diferentes contextos de comunicación. Así, en este trabajo definimos qué es un género discursivo y discutimos las especificidades que se deben tener en cuenta a la hora de realizar trabajos con estudiantes basados en géneros. Finalmente, a través del relato y evaluación de una actividad con el “perfil” de género discursivo, analizamos cómo se produjo esta transposición didáctica al aula. Esta actividad se aplicó en dos clases en la UFMG, una de idioma español, para estudiantes que se están graduando en Letras y otra de portugués como lengua adicional, para estudiantes que están estudiando en Brasil.
Descrição
Palavras-chave
Gênero discursivo, Língua espanhola, Português língua adicional, Perfil, Discursive genre, Spanish language, Portuguese additional language, Profile, Género discursivo, Idioma español, Portugués lengua adicional, Perfil
Citação
CAMPOS, Thayane Silva ; CODEGLIA, Ana Florencia. O trabalho com o gênero discursivo "perfil": relato de experiência com alunos de ELE e PLA. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 67-88, jan/dez. 2016. https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8383. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8383. Acesso em: 2021-09-08