Entre sereias, marinheiros e escritores da própria história: reflexões sobre O papel e o mar (2010) e Carolina Maria de Jesus
Carregando...
Tipo
Literária
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Travessias
ISSN
1982-5935
Página(s)/e-location
132-148
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Cascavel, PR
12
4
jan./abr.
12
4
jan./abr.
Coleções
Resumo
Nos diários que compuseram a seleção de Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, há um hiato de escrita entre 1955 e 1958. O curta-metragem O papel e o mar (2010), de Luiz Antonio Pilar, encena o encontro ficcional entre Carolina e João Candido Felisberto, conhecido como o almirante negro, líder da revolta da chibata, no dia 01 de maio de 1958, data em que Carolina volta a escrever. Logo nas falas iniciais do filme, os dois personagens – que não foram contemporâneos – deixam claro qual é o seu negócio: o de Carolina, o papel; e o de João, o mar. Nesta reflexão, pretendo pensar como a problemática da performance, no sentido proposto por Jacques Derrida (1988 e 1991) – em uma releitura dos atos de fala de Austin (1990) – pode ser lida e relacionada às relações entre memória e narração (GAGNEBIN, 2006) e à partilha do sensível (RANCIÉRE, 2009), nas duas personagens centrais do curta, que encena o encontro entre esses dois representantes da resistência no Brasil. Ademais, questões como a autorização do discurso ou a produção estético-literária brasileira também são abordadas, a partir da análise de algumas cenas do curta e da desconstrução do prefácio do segundo diário da autora – Casa de alvenaria (1961).
In the diaries that made up the selection of Quarto de espejo: diary of a favelada (1960), by Carolina Maria de Jesus, there is a writing hiatus between 1955 and 1958. The short film O papel eo mar (2010), by Luiz Antonio Pilar, stages the fictional encounter between Carolina and João Candido Felisberto, known as the black admiral, leader of the cane revolt, on May 1, 1958, the date on which Carolina returned to writing. Right in the opening lines of the film, the two characters – who were not contemporaries – make it clear what their business is: Carolina's, the role; and John's, the sea. In this reflection, I intend to think how the problematic of performance, in the sense proposed by Jacques Derrida (1988 and 1991) – in a rereading of Austin's (1990) speech acts – can be read and related to the relations between memory and narration (GAGNEBIN, 2006) and the sharing of the sensitive (RANCIÉRE, 2009), in the two central characters of the short film, which stages the meeting between these two representatives of resistance in Brazil. Furthermore, issues such as the authorization of the discourse or the Brazilian aesthetic-literary production are also addressed, based on the analysis of some scenes in the short film and the deconstruction of the preface of the author's second diary – Casa de alvenaria (1961).
En los diarios que componen la selección de Quarto de espejo: diario de una favelada (1960), de Carolina María de Jesús, hay un paréntesis en la escritura entre 1955 y 1958. El cortometraje de Luiz O Papel eo Mar (2010), de Luiz Antonio Pilar, escenifica el encuentro ficticio entre Carolina y João Candido Felisberto, conocido como el almirante negro, líder de la revuelta de la caña, el 1 de mayo de 1958, fecha en que Carolina volvió a escribir. Justo en las primeras líneas de la película, los dos personajes, que no eran contemporáneos, dejan en claro cuál es su negocio: Carolina, el papel; y John's, el mar. En esta reflexión pretendo pensar cómo la problemática de la performance, en el sentido propuesto por Jacques Derrida (1988 y 1991) - en una relectura de los actos de habla de Austin (1990) - puede leerse y relacionarse con las relaciones entre memoria y narración. (GAGNEBIN, 2006) y el compartir de lo sensible (RANCIÉRE, 2009), en los dos personajes centrales del cortometraje, que escenifica el encuentro entre estos dos representantes de la resistencia en Brasil. Además, también se abordan temas como la autorización del discurso o la producción estético-literaria brasileña, a partir del análisis de algunas escenas del cortometraje y la deconstrucción del prefacio del segundo diario del autor - Casa de alvenaria (1961). .
In the diaries that made up the selection of Quarto de espejo: diary of a favelada (1960), by Carolina Maria de Jesus, there is a writing hiatus between 1955 and 1958. The short film O papel eo mar (2010), by Luiz Antonio Pilar, stages the fictional encounter between Carolina and João Candido Felisberto, known as the black admiral, leader of the cane revolt, on May 1, 1958, the date on which Carolina returned to writing. Right in the opening lines of the film, the two characters – who were not contemporaries – make it clear what their business is: Carolina's, the role; and John's, the sea. In this reflection, I intend to think how the problematic of performance, in the sense proposed by Jacques Derrida (1988 and 1991) – in a rereading of Austin's (1990) speech acts – can be read and related to the relations between memory and narration (GAGNEBIN, 2006) and the sharing of the sensitive (RANCIÉRE, 2009), in the two central characters of the short film, which stages the meeting between these two representatives of resistance in Brazil. Furthermore, issues such as the authorization of the discourse or the Brazilian aesthetic-literary production are also addressed, based on the analysis of some scenes in the short film and the deconstruction of the preface of the author's second diary – Casa de alvenaria (1961).
En los diarios que componen la selección de Quarto de espejo: diario de una favelada (1960), de Carolina María de Jesús, hay un paréntesis en la escritura entre 1955 y 1958. El cortometraje de Luiz O Papel eo Mar (2010), de Luiz Antonio Pilar, escenifica el encuentro ficticio entre Carolina y João Candido Felisberto, conocido como el almirante negro, líder de la revuelta de la caña, el 1 de mayo de 1958, fecha en que Carolina volvió a escribir. Justo en las primeras líneas de la película, los dos personajes, que no eran contemporáneos, dejan en claro cuál es su negocio: Carolina, el papel; y John's, el mar. En esta reflexión pretendo pensar cómo la problemática de la performance, en el sentido propuesto por Jacques Derrida (1988 y 1991) - en una relectura de los actos de habla de Austin (1990) - puede leerse y relacionarse con las relaciones entre memoria y narración. (GAGNEBIN, 2006) y el compartir de lo sensible (RANCIÉRE, 2009), en los dos personajes centrales del cortometraje, que escenifica el encuentro entre estos dos representantes de la resistencia en Brasil. Además, también se abordan temas como la autorización del discurso o la producción estético-literaria brasileña, a partir del análisis de algunas escenas del cortometraje y la deconstrucción del prefacio del segundo diario del autor - Casa de alvenaria (1961). .
Descrição
Palavras-chave
Carolina Maria de Jesus, O papel e o mar (2010), Performance, Partilha do sensível, Carolina Maria de Jesus, The paper and the sea (2010), Performance, Sharing the sensitive, Carolina Maria de Jesus, El papel y el mar (2010), Rendimiento, Compartiendo lo sensible
Citação
SIRINO, Tallyssa Izabella Machado. Entre sereias, marinheiros e escritores da própria história: reflexões sobre O papel e o mar (2010) e Carolina Maria de Jesus. Travessias, Cascavel, PR, v. 12, n. 4, p. 132-148, jan/abr. 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20986. Acesso em: 2021-08-20