Violência escolar: uma análise epidemiológica das publicações brasileiras
Carregando...
Tipo
Educação
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Travessias
ISSN
1982-5935
Página(s)/e-location
154-171
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Cascavel, PR
13
2
maio/ago.
13
2
maio/ago.
Coleções
Resumo
A violência é um fenômeno histórico que atinge toda a sociedade, que tem sido abordado nas últimas década sob diferentes perspectivas. Trata-se de um problema de origem multifatorial e complexo de grande interesse ao debate público. Em razão da proporção mundial que a situação atingiu, novas investigações foram instituídas a fim de identificar meios de intervir nesse cenário. Tendo isso em vista, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a produção científica na área de violência escolar, com foco na epidemiologia. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática a partir das seguintes bases de dados eletrônicas: Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo/USP e banco da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações e Portal de Periódicos). Ao aplicar os descritores “violência escolar” e “epidemiologia”, foram encontrados 818 estudos, e, após análise, 11 associaram-se ao tema. Os resultados apontaram que a violência experienciada e praticada pelos escolares assumiu diferentes faces, havendo cenários com vítimas e agressores de perfis diversificados. Dentre os principais tipos, as violências psicológica, física, sexual e o bullying se destacaram. Além disso, houve prevalência do sexo masculino como agressor e feminino como vítima. Evidenciou-se que o perfil dos familiares é um fator associado ao comportamento dos alunos.
Violence is a historical phenomenon that affects the entire society, which has been approached in the last decade from different perspectives. This is a multifactorial and complex problem of great interest to public debate. Due to the worldwide proportion that the situation has reached, new investigations were instituted in order to identify ways to intervene in this scenario. With this in mind, this work was developed with the aim of analyzing the scientific production in the area of school violence, with a focus on epidemiology. Therefore, a systematic bibliographic review was carried out from the following electronic databases: Integrated Library System of the University of São Paulo/USP and CAPES database (Catalogue of Theses and Dissertations and Journal Portal). By applying the descriptors “school violence” and “epidemiology”, 818 studies were found, and, after analysis, 11 were associated with the theme. The results showed that the violence experienced and practiced by students took on different faces, with scenarios with victims and aggressors with different profiles. Among the main types, psychological, physical, sexual violence and bullying stood out. In addition, there was a prevalence of males as aggressors and females as victims. It was evident that the profile of family members is a factor associated with the behavior of students.
La violencia es un fenómeno histórico que afecta a toda la sociedad, que ha sido abordado en la última década desde diferentes perspectivas. Este es un problema multifactorial y complejo de gran interés para el debate público. Debido a la proporción mundial que ha alcanzado la situación, se iniciaron nuevas investigaciones con el fin de identificar formas de intervenir en este escenario. Con esto en mente, este trabajo se desarrolló con el objetivo de analizar la producción científica en el área de la violencia escolar, con un enfoque en la epidemiología. Por lo tanto, se realizó una revisión bibliográfica sistemática a partir de las siguientes bases de datos electrónicas: Sistema Integrado de Bibliotecas de la Universidad de São Paulo / USP y base de datos CAPES (Catálogo de Tesis y Disertaciones y Portal de Revistas). Aplicando los descriptores “violencia escolar” y “epidemiología”, se encontraron 818 estudios y, luego del análisis, 11 se asociaron con el tema. Los resultados mostraron que la violencia vivida y practicada por los estudiantes tomó diferentes rostros, con escenarios con víctimas y agresores con diferentes perfiles. Entre los principales tipos destacaron la violencia psicológica, física, sexual y el acoso escolar. Además, hubo una prevalencia de hombres como agresores y mujeres como víctimas. Se evidenció que el perfil de los miembros de la familia es un factor asociado al comportamiento de los estudiantes.
Violence is a historical phenomenon that affects the entire society, which has been approached in the last decade from different perspectives. This is a multifactorial and complex problem of great interest to public debate. Due to the worldwide proportion that the situation has reached, new investigations were instituted in order to identify ways to intervene in this scenario. With this in mind, this work was developed with the aim of analyzing the scientific production in the area of school violence, with a focus on epidemiology. Therefore, a systematic bibliographic review was carried out from the following electronic databases: Integrated Library System of the University of São Paulo/USP and CAPES database (Catalogue of Theses and Dissertations and Journal Portal). By applying the descriptors “school violence” and “epidemiology”, 818 studies were found, and, after analysis, 11 were associated with the theme. The results showed that the violence experienced and practiced by students took on different faces, with scenarios with victims and aggressors with different profiles. Among the main types, psychological, physical, sexual violence and bullying stood out. In addition, there was a prevalence of males as aggressors and females as victims. It was evident that the profile of family members is a factor associated with the behavior of students.
La violencia es un fenómeno histórico que afecta a toda la sociedad, que ha sido abordado en la última década desde diferentes perspectivas. Este es un problema multifactorial y complejo de gran interés para el debate público. Debido a la proporción mundial que ha alcanzado la situación, se iniciaron nuevas investigaciones con el fin de identificar formas de intervenir en este escenario. Con esto en mente, este trabajo se desarrolló con el objetivo de analizar la producción científica en el área de la violencia escolar, con un enfoque en la epidemiología. Por lo tanto, se realizó una revisión bibliográfica sistemática a partir de las siguientes bases de datos electrónicas: Sistema Integrado de Bibliotecas de la Universidad de São Paulo / USP y base de datos CAPES (Catálogo de Tesis y Disertaciones y Portal de Revistas). Aplicando los descriptores “violencia escolar” y “epidemiología”, se encontraron 818 estudios y, luego del análisis, 11 se asociaron con el tema. Los resultados mostraron que la violencia vivida y practicada por los estudiantes tomó diferentes rostros, con escenarios con víctimas y agresores con diferentes perfiles. Entre los principales tipos destacaron la violencia psicológica, física, sexual y el acoso escolar. Además, hubo una prevalencia de hombres como agresores y mujeres como víctimas. Se evidenció que el perfil de los miembros de la familia es un factor asociado al comportamiento de los estudiantes.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Violência, Estatística, Medidas em epidemiologia, Education, Violence, Statistics, Measures in epidemiology, Educación, Violencia, Estadísticas, Medidas en epidemiología
Citação
CAMPOS, Maria Elda Alves de Lacerda; BRITO, Elton Gabriel Fernandes de; SCHWINGEL, Paulo Adriano. Violência escolar: uma análise epidemiológica das publicações brasileiras. Travessias, Cascavel, PR, v. 13, n. 2, p. 154-171, maio/ago. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/21776. Acesso em: 2021-08-20