Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
561-581
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
16
61
out./dez.
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Resumo
Leadership is one of the most common themes in the study of organisations in general, although this prevalence has not reached the same importance in educational organisations, particularly in some geographical contexts. Even though we assume in this article that schools have got some specificities in relation to other organizations, we also recognize that the studies in the education field cannot remain immune to the contributions of other areas. Due to this reason we refer here to the model of Management by Values as a proposal that by breaking away from the more technical-instrumental branches of traditional theories of management, could contribute to a shared reflection with the leadership of educational organisations, specially taking into account the conceptualisation of leadership as a dialogue on values.
El liderazgo es uno de los temas más comunes en el estudio de las organizaciones en general, aunque esta prevalencia no ha alcanzado el mismo protagonismo en el caso de las organizaciones educativas, particularmente en algunos contextos geográficos. Si bien asumimos en este artículo que las escuelas manifiestan especificidades en relación con otras organizaciones, también reconocemos que los estudios ubicados en el ámbito educativo no pueden ser inmunes a las contribuciones de otras áreas. Es en este sentido que invocamos aquí el modelo de Gestión en Valores como una propuesta que, rompiendo con los aspectos más técnico-instrumentales de las teorías tradicionales de la gestión, puede contribuir a una reflexión compartida con el liderazgo de las organizaciones educativas, especialmente teniendo en cuenta en cuenta la conceptualización del liderazgo como un diálogo sobre valores.
A liderança constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizações em geral, ainda que esta prevalência não tenha atingido o mesmo protagonismo no caso das organizações educativas, de modo particular em alguns contextos geográficos. Não obstante assumirmos neste artigo que as escolas manifestam especificidades relativamente a outras organizações, também reconhecemos que os estudos situados no domínio educacional não podem ficar imunes às contribuições de outras áreas. É neste sentido que invocamos aqui o modelo da Direcção por Valores enquanto proposta que, rompendo como as vertentes mais técnico-instrumentais das teorias tradicionais da gestão, poderá contribuir para uma reflexão compartilhada com a liderança das organizações educativas, de modo especial tendo em conta a conceptualização da liderança como diálogo sobre valores.
El liderazgo es uno de los temas más comunes en el estudio de las organizaciones en general, aunque esta prevalencia no ha alcanzado el mismo protagonismo en el caso de las organizaciones educativas, particularmente en algunos contextos geográficos. Si bien asumimos en este artículo que las escuelas manifiestan especificidades en relación con otras organizaciones, también reconocemos que los estudios ubicados en el ámbito educativo no pueden ser inmunes a las contribuciones de otras áreas. Es en este sentido que invocamos aquí el modelo de Gestión en Valores como una propuesta que, rompiendo con los aspectos más técnico-instrumentales de las teorías tradicionales de la gestión, puede contribuir a una reflexión compartida con el liderazgo de las organizaciones educativas, especialmente teniendo en cuenta en cuenta la conceptualización del liderazgo como un diálogo sobre valores.
A liderança constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizações em geral, ainda que esta prevalência não tenha atingido o mesmo protagonismo no caso das organizações educativas, de modo particular em alguns contextos geográficos. Não obstante assumirmos neste artigo que as escolas manifestam especificidades relativamente a outras organizações, também reconhecemos que os estudos situados no domínio educacional não podem ficar imunes às contribuições de outras áreas. É neste sentido que invocamos aqui o modelo da Direcção por Valores enquanto proposta que, rompendo como as vertentes mais técnico-instrumentais das teorias tradicionais da gestão, poderá contribuir para uma reflexão compartilhada com a liderança das organizações educativas, de modo especial tendo em conta a conceptualização da liderança como diálogo sobre valores.
Descrição
Palavras-chave
Leadership, Values, School management, Liderazgo, Valores, Gestión escolar, Liderança, Valores, Gestão escolar
Citação
TRIGO, João Ribeiro; COSTA, Jorge Adelino. Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 61, p. 561-581, out./dez. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/530. Acesso: 2021-08-17