A pós-graduação em engenharia no Brasil: uma perspectiva histórica no âmbito das políticas públicas
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
323-340
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
15
56
jul./set.
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jul./set.
Resumo
This paper presents a report on the engineering post-graduation in Brazil based on some important landmarks in the history of the Brazilian higher education. The work takes into account the legislation established in different studied periods of time and the context of the academic and scientific institutions during the development of the Brazilian post-graduate courses. Furthermore, the main national sponsoring agencies for the development of science and technology, as well as the first years of the engineering post-graduation and the associated evaluation system are introduced and analyzed.
Este trabajo presenta un relatorio de la pos-graduacion en ingenieria en Brasil desde marcos importantes de la historia de la enseñanza superior brasilera. Se considera aqui, la legislacion establecida em diferentes momentos analizados y el contexto de las instituciones academicas y cientificas que construyeron la pos-graduacion. Tambien son presentados la participacion de las agencias de fomento en el desenvolvimiento de la ciencia y tecnologia, el inicio de la pos-graduacion en ingenieria y el sistema de evaluacion.
Este artigo apresenta um relato da pós-graduação em engenharia no Brasil a partir de marcos importantes na história do ensino superior brasileiro. O trabalho considera a legislação estabelecida em diferentes momentos analisados e o contexto de instituições acadêmicas e científicas na construção da pós-graduação brasileira. São apresentadas, ainda, as principais agências nacionais de fomento para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, os primeiros anos de pós-graduação em engenharia e o sistema de avaliação.
Este trabajo presenta un relatorio de la pos-graduacion en ingenieria en Brasil desde marcos importantes de la historia de la enseñanza superior brasilera. Se considera aqui, la legislacion establecida em diferentes momentos analizados y el contexto de las instituciones academicas y cientificas que construyeron la pos-graduacion. Tambien son presentados la participacion de las agencias de fomento en el desenvolvimiento de la ciencia y tecnologia, el inicio de la pos-graduacion en ingenieria y el sistema de evaluacion.
Este artigo apresenta um relato da pós-graduação em engenharia no Brasil a partir de marcos importantes na história do ensino superior brasileiro. O trabalho considera a legislação estabelecida em diferentes momentos analisados e o contexto de instituições acadêmicas e científicas na construção da pós-graduação brasileira. São apresentadas, ainda, as principais agências nacionais de fomento para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, os primeiros anos de pós-graduação em engenharia e o sistema de avaliação.
Descrição
Palavras-chave
Education, Engineering, Post-graduation, Evaluation, Enseñanza, Ingenieria, Pos-graduacion, Evaluacion, Ensino, Engenharia, Pós-graduação, Avaliação
Citação
Almeida, Nival Nunes; BORGES, Mário Neto. A pós-graduação em engenharia no Brasil: uma perspectiva histórica no âmbito das políticas públicas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.15, n. 56, p. 323-340, jul./set. 2007. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/673. Acesso: 2021-08-17