SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2006
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
425-436
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
53
out./dez.
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Resumo
Since 1990, Brazil has developed many different strategies to evaluate higher education, beginning with public institutions. In 1994, the Program of Institutional Evaluation of Brazilian Universities - PAIUB, was created by the Higher Education Institutions - IES, aiming at developing an institutional evaluation process. In 1996, the Provão was introduced, followed by other evaluation mechanisms with the objective of leveling the IES in terms of quality which, in fact, did not happen. This paper brings these experiences back and adds subsidies about the building up and implementation of the Brazilian National Higher Education Evaluation System - SINAES, sanctioned by law in 2004, discussing the challenges and perspectives arising out of its implementation
A partir de la decada de 1990, Brasil desarrollo diferentes estrategias de evaluacion de la educacion superior, comenzando en las universidades publicas. Surgio el PAIUB (1994) que se caracterizo como un Programa construido por las propias Instituciones de Educacion Superior (IES), con el objetivo de desarrollar un proceso de evaluacion institucional. En 1996, fue implementado el " Provao" , seguido de otros mecanismos evaluativos con la intencion de nivelar la calidad de las IES, aunque no cumplio esos objetivos. Este trabajo recupera esas experiencias e incorpora informaciónes sobre la construcción y la implantacion del Sistema de Evaluacion de la Educacion Superior Brasileña (SINAES), sancionado en 2004, discutiendo los desafios y perspectivas que surgen a partir de su implementacion.
A partir da década de 90, o Brasil desenvolveu diferentes estratégias de avaliação da educação superior, começando pelas universidades públicas. Surgiu o PAIUB (1994) que se caracterizou como um Programa construído pelas IES, com o objetivo de desenvolver um processo de avaliação institucional. Em 1996, foi introduzido o Provão, seguido de outros mecanismos avaliativos com a proposta de nivelar as IES em termos de qualidade que, no entanto, não atendeu aos objetivos. Este trabalho recupera essas experiências e traz subsídios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasileiro - SINAES, sancionado em 2004, discutindo os desafios e perspectivas decorrentes de sua implementação.
A partir de la decada de 1990, Brasil desarrollo diferentes estrategias de evaluacion de la educacion superior, comenzando en las universidades publicas. Surgio el PAIUB (1994) que se caracterizo como un Programa construido por las propias Instituciones de Educacion Superior (IES), con el objetivo de desarrollar un proceso de evaluacion institucional. En 1996, fue implementado el " Provao" , seguido de otros mecanismos evaluativos con la intencion de nivelar la calidad de las IES, aunque no cumplio esos objetivos. Este trabajo recupera esas experiencias e incorpora informaciónes sobre la construcción y la implantacion del Sistema de Evaluacion de la Educacion Superior Brasileña (SINAES), sancionado en 2004, discutiendo los desafios y perspectivas que surgen a partir de su implementacion.
A partir da década de 90, o Brasil desenvolveu diferentes estratégias de avaliação da educação superior, começando pelas universidades públicas. Surgiu o PAIUB (1994) que se caracterizou como um Programa construído pelas IES, com o objetivo de desenvolver um processo de avaliação institucional. Em 1996, foi introduzido o Provão, seguido de outros mecanismos avaliativos com a proposta de nivelar as IES em termos de qualidade que, no entanto, não atendeu aos objetivos. Este trabalho recupera essas experiências e traz subsídios sobre a construção e a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasileiro - SINAES, sancionado em 2004, discutindo os desafios e perspectivas decorrentes de sua implementação.
Descrição
Palavras-chave
Evaluation of higher education, Institutional evaluation, Higher education, Educational policies, Evaluacion de la educacion superior, Evaluacion institucional, Educacion superior, Politicas educativas, Avaliação da educação superior, Avaliação institucional, Educação superior, Políticas educativas
Citação
POLIDORI, Marlis Morosini; MARINHO-ARAUJO, Claisy M; BARREYRO, Gladys Beatriz. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.14, n. 53, p. 425-436, out./dez. 2006. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/585. Acesso: 2021-08-17