A questão da acessabilidade em uma rede escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2003
ORCID
Título do Períodico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
ISSN
1809-4465
Página(s)/e-location
180-196
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
11
39
abr./jun.
Resumo
In this work we analyze the performance of a network of public schools from 5th to 8th grades of elementary school in relation to the level of accessibility of students to schools. The application of an accessibility indicator, which incorporates a measure of spatial separation and the capacity of schools, leads to results that demonstrate that there are moderate variations between the level of accessibility of students from different regions of the city of Londrina-Paraná. Information about Elementary Education in public schools in the city of Londrina is undoubtedly important for administrators, teachers and students of the system and can be taken into account, especially in the planning phase, to define actions on the system subject to sector budget constraints.

En este trabajo analizamos el desempeño de una red de escuelas públicas de 5 ° a 8 ° grado de primaria en relación al nivel de accesibilidad de los estudiantes a las escuelas. La aplicación de un indicador de accesibilidad, que incorpora una medida de separación espacial y la capacidad de las escuelas, arroja resultados que demuestran que existen variaciones moderadas entre el nivel de accesibilidad de los estudiantes de diferentes regiones de la ciudad de Londrina-Paraná. La información sobre Educación Primaria en las escuelas públicas de la ciudad de Londrina es sin duda importante para los administradores, docentes y estudiantes del sistema y puede ser tomada en cuenta, especialmente en la fase de planificación, para definir acciones sobre el sistema sujetas a las restricciones presupuestarias del sector.

Neste trabalho analisamos a performance de uma rede de escolas públicas de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em relação ao nível de acessibilidade dos estudantes às escolas. A aplicação de um indicador de acessibilidade, que incorpora uma medida de separação espacial e a capacidade das escolas, conduz a resultados que demonstram que há variações moderadas entre o nível de acessibilidade dos estudantes das diferentes regiões da cidade de Londrina-Paraná. As informações sobre o Ensino Fundamental nas escolas públicas da cidade de Londrina são, sem dúvida, importantes para administradores, professores e estudantes do sistema e podem ser levadas em conta, especialmente na fase de planejamento, para a definição de ações sobre o sistema sujeitas às restrições orçamentárias do setor.
Descrição
Palavras-chave
Elementary school, Public schools, Accessibility, School network, Planning, Modeling, Escuela primaria, Escuelas públicas, Accesibilidad, Red escolar, Planificación, Modelado, Ensino fundamental, Escolas públicas, Acessibilidade, Rede escolar, Planejamento, Modelagem
Citação
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; DIAS, Michele Regiane. A questão da acessabilidade em uma rede escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.11, n. 39, p. 180-196, abr./jun. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362003000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17
DOI