A experiência da disciplina trabalhos de campo na formação inicial de professores de ciências
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2014
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
2-9
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
7
1
7
1
Coleções
Resumo
The article describes the experience of the Field Works discipline of the Licentiate Course in Natural Sciences at the University of Brasília, and discusses it in the context of science teacher education. The subject was offered to 12 students, with weekly face-to-face meetings over a semester and a 5-day field trip to the Terra Ronca State Park, in Goiás. Students reported the positive impact of the field experience on their understanding on the teaching activity, on gaining confidence and encouragement to conduct future field activities, and on understanding the potential for socialization that the field presents in the relationships between students and teachers. We highlight the need for preparation for conducting field activities in the processes of initial and continuing education of science teachers, with special emphasis on immersing science teachers in the field.
El artículo describe la experiencia de la disciplina de Trabajos de Campo de la Licenciatura en Ciencias Naturales de la Universidad de Brasilia, y la analiza en el contexto de la formación de profesores de ciencias. El curso se ofreció a 12 estudiantes, con reuniones presenciales semanales durante un semestre y una excursión de 5 días al Parque Estatal Terra Ronca, en Goiás. Los estudiantes informaron el impacto positivo de la experiencia de campo en su comprensión de la actividad docente, en ganar confianza y estímulo para realizar futuras actividades de campo, y en comprender el potencial de socialización que presenta el campo en las relaciones entre estudiantes y profesores. Destacamos la necesidad de preparación para la realización de actividades de campo en los procesos de formación inicial y continua de los docentes de ciencias, con especial énfasis en la inmersión de los docentes de ciencias en el campo.
O artigo descreve a experiência da disciplina Trabalhos de Campo do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, e a discute no contexto da formação do professor de ciências. A disciplina foi ofertada a 12 estudantes, com encontros semanais presenciais ao longo de um semestre e uma viagem de campo de 5 dias de duração ao Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. Os estudantes relataram o impacto positivo da experiência no campo no seu entendimento sobre a atividade docente, no ganho de confiança e estímulo para conduzir futuras atividades de campo, e na compreensão do potencial de socialização que o campo apresenta nas relações entre alunos e professores. Destacamos a necessidade da preparação para a condução de atividades de campo nos processos de formação inicial e continuada dos professores de ciências, com especial ênfase para a realização de imersão dos professores de ciências no campo.
El artículo describe la experiencia de la disciplina de Trabajos de Campo de la Licenciatura en Ciencias Naturales de la Universidad de Brasilia, y la analiza en el contexto de la formación de profesores de ciencias. El curso se ofreció a 12 estudiantes, con reuniones presenciales semanales durante un semestre y una excursión de 5 días al Parque Estatal Terra Ronca, en Goiás. Los estudiantes informaron el impacto positivo de la experiencia de campo en su comprensión de la actividad docente, en ganar confianza y estímulo para realizar futuras actividades de campo, y en comprender el potencial de socialización que presenta el campo en las relaciones entre estudiantes y profesores. Destacamos la necesidad de preparación para la realización de actividades de campo en los procesos de formación inicial y continua de los docentes de ciencias, con especial énfasis en la inmersión de los docentes de ciencias en el campo.
O artigo descreve a experiência da disciplina Trabalhos de Campo do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, e a discute no contexto da formação do professor de ciências. A disciplina foi ofertada a 12 estudantes, com encontros semanais presenciais ao longo de um semestre e uma viagem de campo de 5 dias de duração ao Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. Os estudantes relataram o impacto positivo da experiência no campo no seu entendimento sobre a atividade docente, no ganho de confiança e estímulo para conduzir futuras atividades de campo, e na compreensão do potencial de socialização que o campo apresenta nas relações entre alunos e professores. Destacamos a necessidade da preparação para a condução de atividades de campo nos processos de formação inicial e continuada dos professores de ciências, com especial ênfase para a realização de imersão dos professores de ciências no campo.
Descrição
Palavras-chave
Field Class, Natural Sciences, Degree, Didactic modalities, Clase de campo, Ciencias naturales, Grado, Modalidades didácticas, Aula de campo, Ciências naturais, Licenciatura, Modalidades didáticas
Citação
BIZERRIL, Marcelo X. A.; COSTA, Elizabeth M. M.; OLIVEIRA, Anete M. A experiência da disciplina trabalhos de campo na formação inicial de professores de ciências. Ciências em Foco , Campinas, SP, v.7, n. 1, p. 2-9. 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9788. Acesso: 2021-08-13