Educação financeira para população de baixa renda e endividada

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Tipo
Relato de Experiência
Classficação
Nível técnico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Saberes Universitários
ISSN
2447-9411
Página(s)/e-location
107-117
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
1
2
set.
Resumo
This paper presents an experience report that addresses the importance of financial education for the low-income and indebted population, as part of the Supervised Internship course in Social Psychology, held from March to June 2015. The objective of the internship project it was the transmission of the basic concepts of Financial Education and the observation of the consequences on the participants' behavior. The following data collection techniques were used: field reports, structured observation (participant researcher) and oral reports from the subjects in conversation circles. The results reveal that indebtedness, as well as financial prosperity, is a multifactorial process that has causes in the individual's psychic structure and subjectivity, in his life and family history and in the environment/culture, a dimension where other social actors act. such as media, politics, marketing and education. The experience was significant for providing opportunities for practical experience of academic concepts of Social Psychology and Economic Psychology.

Este trabajo presenta un relato de experiencia que aborda la importancia de la educación financiera para la población de escasos recursos y endeudados, como parte de la disciplina Pasantía Supervisada en Psicología Social, realizada de marzo a junio de 2015. El objetivo del proyecto de pasantía fue la transmisión de los conceptos básicos de Educación Financiera y la observación de las consecuencias sobre el comportamiento de los participantes. Se utilizaron las siguientes técnicas de recolección de datos: informes de campo, observación estructurada (investigador participante) e informes orales de los sujetos en círculos de conversación. Los resultados revelan que el endeudamiento, así como la prosperidad financiera, es un proceso multifactorial que tiene causas en la estructura psíquica y subjetividad del individuo, en su vida e historia familiar y en el entorno / cultura, dimensión donde actúan otros actores sociales. medios, política, marketing y educación. La experiencia fue significativa porque brindó oportunidades para la experiencia práctica de los conceptos académicos de Psicología Social y Psicología Económica.

Neste trabalho é apresentado um relato de experiência que aborda a importância da educação financeira para a população de baixa renda e endividada, como parte da disciplina Estágio Supervisionado em Psicologia Social, realizado no período de março a junho de 2015. O objetivo do projeto de estágio foi a transmissão dos conceitos básicos de Educação Financeira e a observação das consequências nos comportamentos dos participantes. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: relatórios de campo, observação estruturada (pesquisador participante) e relatos orais dos sujeitos em rodas de conversa. Os resultados revelam que o endividamento, bem como a prosperidade financeira, é um processo multifatorial que tem causas na estrutura psíquica do sujeito e sua subjetividade, em sua história de vida e de sua família e no ambiente/cultura, dimensão onde agem outros atores sociais como a mídia, a política, o marketing e a educação. A experiência foi significativa por oportunizar a vivência prática dos conceitos acadêmicos da Psicologia Social e Psicologia Econômica.
Descrição
Palavras-chave
Financial education, Social psychology, Economic psychology, Consumption, Indebtedness, Educación financiera, Psicología social, Psicología económica, Consumo, Endeudamiento, Educação financeira, Psicologia social, Psicologia econômica, Consumo, Endividamento
Citação
MENDONCA, Adriana Vazzoler. Educação financeira para população de baixa renda e endividada. Revista Saberes Universitários , Campinas, SP, v.1, n. 2, p. 107-117, set. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6934. Acesso: 2021-08-12
DOI