O processo de internacionalização nas universidades espanholas relato de visitas realizadas às universidades de Granada e Córdoba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Relato de Experiência
Classficação
Nível técnico
Data
2016
Título do Períodico
Revista Saberes Universitários
ISSN
2447-9411
Página(s)/e-location
90-106
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
1
2
set.
Resumo
The work in question is the result of visits carried out to the Universities of Granada and Cordoba, Spain, in July 2015, sponsored by the State University of Campinas, through the VRERI 2015 Public Notice for Employee Mobility. The objectives of this internship consisted of getting to know the structures and routines of institutions with extensive experience in international academic cooperation, in order to obtain performance gains in support services for teaching and research and professional development, as well as to contribute to the consolidation of the project of internationalization of UNICAMP. These visits allowed me to get to know the structures, routines, processes and services of reference institutions in my field of work; better understand my work processes and how to improve them; apprehend a new perception of internationalization and the importance of the work I develop at the University; improve my knowledge of the Spanish language and get closer to the reality of foreign students with whom I live on a daily basis. In addition to the lessons learned and their applicability at UNICAMP, this article intends to stimulate and intensify international mobility, especially within the scope of technical-administrative employees, considering its importance for professional improvement and for the excellence of the service provided by higher education institutions .

La obra en cuestión es el resultado de las visitas realizadas a las Universidades de Granada y Córdoba, España, en julio de 2015, patrocinadas por la Universidad Estadual de Campinas, a través del Aviso Público de Movilidad de Empleados VRERI 2015. Los objetivos de esta pasantía consistieron en conocer las estructuras y rutinas de instituciones con amplia experiencia en cooperación académica internacional, con el fin de obtener ganancias en el desempeño en los servicios de apoyo a la docencia e investigación y desarrollo profesional, así como contribuir a la consolidación de el proyecto de internacionalización de UNICAMP. Estas visitas me permitieron conocer las estructuras, rutinas, procesos y servicios de instituciones de referencia en mi campo de trabajo; comprender mejor mis procesos de trabajo y cómo mejorarlos; aprehender una nueva percepción de la internacionalización y la importancia del trabajo que desarrollo en la Universidad; mejorar mis conocimientos de la lengua española y acercarme a la realidad de los estudiantes extranjeros con los que convivo a diario. Además de las lecciones aprendidas y su aplicabilidad en la UNICAMP, este artículo pretende estimular e intensificar la movilidad internacional, especialmente en el ámbito de los empleados técnico-administrativos, considerando su importancia para la mejora profesional y para la excelencia del servicio brindado por las instituciones de educación superior. .

O trabalho em questão é fruto de visitas realizadas às Universidades de Granada e de Córdoba, na Espanha, em julho de 2015, patrocinadas pela Universidade Estadual de Campinas, por meio do Edital VRERI 2015 de Mobilidade de Funcionários. Os objetivos desse estágio consistiram em conhecer as estruturas e rotinas de instituições com larga experiência em cooperação acadêmica internacional, a fim de obter ganhos de desempenho em serviços de apoio ao ensino e à pesquisa e aperfeiçoamento profissional, bem como contribuir para a consolidação do projeto de internacionalização da UNICAMP. Essas visitas permitiram-me conhecer estruturas, rotinas, processos e serviços de instituições de referência no meu campo de trabalho; melhor compreender meus processos de trabalho e como aprimorá-los; apreender uma nova percepção da internacionalização e da importância do trabalho que desenvolvo na Universidade; aprimorar meus conhecimentos da língua espanhola e aproximar-me da realidade dos estudantes estrangeiros com quem convivo diariamente. Além dos aprendizados obtidos e da aplicabilidade dos mesmos na UNICAMP, esse artigo pretende estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente no âmbito dos funcionários técnico-administrativos, considerando sua importância para o aperfeiçoamento profissional e para a excelência do servido prestado por instituições de ensino superior.
Descrição
Palavras-chave
Internationalization, University, Spain, Brazil, Unicamp, Internacionalización, Universidad, España, Brasil, Unicamp, Internacionalização, Universidade, Espanha, Brasil, Unicamp
Citação
ALENCAR, Raphaela Fonseca Pansani de. O processo de internacionalização nas universidades espanholas relato de visitas realizadas às universidades de Granada e Córdoba. Revista Saberes Universitários , Campinas, SP, v.1, n. 2, p. 90-106, set. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7595. Acesso: 2021-08-12
DOI