Considerações sobre o papel do professor-tutor no ensino a distância

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Travessias
ISSN
1982-5935
Página(s)/e-location
115-125
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Cascavel, PR
15
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
The present work is characterized as a bibliographic research about distance education in Brazil and about the importance of tutors as actors in this teaching format. The intention of this article is to investigate tutoring in this type of education, explaining how the distance education landscape in the country is constituted, its particularities such as the use of technological and remote tools, in addition to highlighting how the tutor works, an important pillar for to have a quality EaD. For this analysis, we base our study on authors such as Azevedo (2008), Ined (2003), Brazil (2007), Haag (1990), Pretti (1996) and Souza (2004), seeking to reflect on how the tutor's work is constituted and as this is fundamental in the teaching-learning process, as tutoring directly interferes in the academic life of students, since this professional is responsible for mediating between teacher-student and material-student, in addition to acting as support in times of doubts. With the advances in digital technology, the distance modality is gaining more and more space in the educational scope, providing different and enriching experiences in teaching. Thus, it was realized that this constant need for updating and improvement, aiming at meaningful teaching and training of quality, makes the distance education modality a role connected with the advances in science and technology, and thinking about the diverse specificities of students, both physical, economic, labor, and cognitive is what makes tutoring essential in this process.

O presente artigo caracteriza uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da Educação a Distância (EaD) no Brasil, buscando explicitar a importância dos professores-tutores enquanto colaboradores essenciais para a efetivação das práticas educacionais nesta modalidade de ensino. A intenção deste artigo é, sobretudo, investigar quais são as principais funções e demandas dos professores-tutores, especificando como constitui-se o panorama do EaD no país. Nesta perspectiva, avisou-se observar as particularidades desta modalidade de ensino – tais como a utilização ferramentas tecnológicas e remotas -, além de pontuar as especificidades no âmbito do trabalho do professor-tutor, bem como as principais dificuldades elencadas por estudos que visaram compreender as demandas destes profissionais. Para esta análise, este estudo pauta-se em autores como Azevedo (2008), Haag (1990), Pretti (1996), Souza (2004), Machado (2004), Barbosa e Rezende (2006) e no INED (2003) buscando refletir sobre a constituição do trabalho do professor-tutor e sua importância primordial no processo de ensino aprendizagem. Com os avanços da tecnologia digital, a modalidade a distância vem ganhando cada vez estudantes adeptos, proporcionando diferentes e enriquecedoras experiências no ensino. Assim, percebeu-se que essa constante necessidade de atualização e aprimoramento, visando um ensino significativo e uma formação de qualidade, faz com que a modalidade de educação a distância tenha um papel conectado com os avanços da ciência e da tecnologia.
Descrição
Palavras-chave
Mentoring, Distance Education, Learning Teaching, Tutoria, Educação a Distância, Ensino aprendizagem
Citação
BASSANI, Luciane da Silva; DAL MOLIN, Beatriz Helena. Considerações sobre o papel do professor-tutor no ensino a distância. Travessias , Cascavel, PR, v.15, n. 1, p. 115-125, jan./abr. 2021. https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.25847. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25847. Acesso: 2021-08-11