A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-23
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
5
Resumo
Dance is one of the oldest manifestations present in mankind. It is also emphasized their presence in the documents that make up the curricula and support the educators in the educational environments, a determining factor for the accomplishment of this study that had as a locus of data collection school workshops carried out by a Master of the traditional culture of the Vale do Paraíba region Paulista who develops in schools an educational work based on popular dance and the necessary presuppositions for this action to consolidate in the formal educational environments. It is hoped that the study will stimulate reflection about the importance of the dialoguebetween culture and education, with dance being a polysemic field of knowledge.
La danza es una de las manifestaciones más antiguas presentes en la humanidad. Se resalta también su presencia en los documentos que componen los currículos y respaldan a los educadores en los ambientes educativos, factor determinante para la efectivización de este estudio que tuvo como locus de recolección de datos talleres escolares efectuados por un Maestro de la cultura tradicional de la región del Valle del Paraíba Paulista que desarrolla en las escuelas un trabajo educativo pautado en la danza populary en los presupuestos necesarios para que esa acción se consolida en los ambientes formales de enseñanza. Se espera con el estudio suscitar la reflexión acerca de la importancia del diálogo entre cultura y educación, siendo la danza un campo polisémico deconocimiento.
A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade. Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.
La danza es una de las manifestaciones más antiguas presentes en la humanidad. Se resalta también su presencia en los documentos que componen los currículos y respaldan a los educadores en los ambientes educativos, factor determinante para la efectivización de este estudio que tuvo como locus de recolección de datos talleres escolares efectuados por un Maestro de la cultura tradicional de la región del Valle del Paraíba Paulista que desarrolla en las escuelas un trabajo educativo pautado en la danza populary en los presupuestos necesarios para que esa acción se consolida en los ambientes formales de enseñanza. Se espera con el estudio suscitar la reflexión acerca de la importancia del diálogo entre cultura y educación, siendo la danza un campo polisémico deconocimiento.
A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade. Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Popular dance, Physical education, Popular culture, Danza popular, Educación física, Cultura popular, Dança Popular, Educação física, Educação
Citação
SCHILDBERG, Lerrine Marie; ABDALA, Rachel Duarte. A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-23. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9700. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700. Acesso: 2021-08-10