Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares
Carregando...
Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-17
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
5
Resumo
The present paper intends to characterize the Bulletins of the Brazilian-American Commission of Industrial Education (CBAI) as materials for the teaching of Mathematics in the Industrial Schools of Brazil. The objective is to discuss how these Bulletins can be seen as instruments thatexplain teaching proposals mirrored in the pedagogical positions of a time. The corpus of the research were the Bulletins assigned to the authors dated 1948, 1951 and 1952. As the printed ones had the intention to bring pedagogical guidelines to the teachers of the industrial education, it turns out that Mathematics occupied a prominent place and that some orientations for the his teaching was left recorded in the printed Bulletins, causing the teacher to make an association of his class with the workshop.
El presente trabajo pretende caracterizar los Boletines de la Comisión Brasileño-Americana de Educación Industrial (CBAI) como materiales para la enseñanza de Matemáticas en las Escuelas Industriales de Brasil. El objetivo es discurrir sobre cómo estos Boletines pueden ser encarados como instrumentos queexplicitan propuestas de enseñanza reflejadas en las vacantes pedagógicas de un tiempo. El corpus de la investigación fueron los Boletines cedidos a los autores datados de 1948, 1951 y 1952. Como los impresos tenían la intención de traer orientaciones pedagógicas a los docentes de la enseñanza industrial, se verifica que la Matemática ocupaba un lugar destacado y que algunas orientaciones para el su enseñanza fueron dejadas registradas en los Boletines impresos, haciendo que el profesor hiciera asociación de su clase con el taller.
O presente trabalho pretende caracterizar os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) como materiaispara o ensino de Matemática nas Escolas Industriais do Brasil. O objetivo é discorrer sobre comoestes Boletins podem ser encarados como instrumentos que explicitam propostas de ensino espelhados nas vagas pedagógicas de um tempo. O corpusda pesquisa foram os Boletins cedidos aos autores datadosde 1948, 1951 e 1952. Como os impressos tinham a intenção de trazer orientações pedagógicas aos docentes do ensino industrial, verifica-se que a Matemática ocupava lugar de destaque e que algumas orientações para o seu ensino foram deixadas registradas nos Boletins impressos, fazendo com que o professor fizesse associação de sua aula com a oficina.\
El presente trabajo pretende caracterizar los Boletines de la Comisión Brasileño-Americana de Educación Industrial (CBAI) como materiales para la enseñanza de Matemáticas en las Escuelas Industriales de Brasil. El objetivo es discurrir sobre cómo estos Boletines pueden ser encarados como instrumentos queexplicitan propuestas de enseñanza reflejadas en las vacantes pedagógicas de un tiempo. El corpus de la investigación fueron los Boletines cedidos a los autores datados de 1948, 1951 y 1952. Como los impresos tenían la intención de traer orientaciones pedagógicas a los docentes de la enseñanza industrial, se verifica que la Matemática ocupaba un lugar destacado y que algunas orientaciones para el su enseñanza fueron dejadas registradas en los Boletines impresos, haciendo que el profesor hiciera asociación de su clase con el taller.
O presente trabalho pretende caracterizar os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) como materiaispara o ensino de Matemática nas Escolas Industriais do Brasil. O objetivo é discorrer sobre comoestes Boletins podem ser encarados como instrumentos que explicitam propostas de ensino espelhados nas vagas pedagógicas de um tempo. O corpusda pesquisa foram os Boletins cedidos aos autores datadosde 1948, 1951 e 1952. Como os impressos tinham a intenção de trazer orientações pedagógicas aos docentes do ensino industrial, verifica-se que a Matemática ocupava lugar de destaque e que algumas orientações para o seu ensino foram deixadas registradas nos Boletins impressos, fazendo com que o professor fizesse associação de sua aula com a oficina.\
Descrição
Palavras-chave
Bulletins, Industrial Education, Mathematics, Boletines, Enseñanza Industrial, Matemáticas, Boletins, Ensino Industrial, Matemática
Citação
NETO, Oscar Silva; COSTA, David Antonio da. Os Boletins da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial na divulgação de saberes pedagógicos e disciplinares. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-17. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9924. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9924. Acesso: 2021-08-10