Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges

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Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-18
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
Resumo
This article deals with the problem of the meanings attributed to didactic materials for the teaching of elementary mathematics, in the Brazilian context of the last years of the 19th century. More specifically, it analyzes the so-called multiple school apparatus, a set of resources, created and disseminated by the educator Abílio César Borges, the Baron of Macaúbas. The results indicate that in the context of the expansion of popular education in Brazil, the diffusion of this apparatus took place in private colleges. He expressed an appropriation of the intuitive method, aiming at materializing abstract aspects of school mathematics. The materiality of the didactic resource symbolized the modernization of the schooling of the time considered.

Este artículo trata del problema de los significados atribuidos a los materiales didácticos para la enseñanza de las matemáticas elementales, en el contexto brasileño de los últimos años del siglo XIX. Más específicamente, analiza el llamado aparato múltiple escolar, un conjunto de recursos, creado y divulgado por el educador Abílio César Borges, el Barón de Macaúbas. Los resultados indican que, en el contexto de la expansión de la educación popular en Brasil, la difusión del mencionado aparato ocurrió en colegios privados. Expresó una apropiación del método intuitivo, buscando materializar aspectos abstractos de las matemáticas escolares. La materialidad del recurso didáctico simbolizaba la modernización de la instrucción escolar de la época considerada.

Este artigo trata do problema dos significados atribuídos aos materiais didáticos para o ensino da matemática elementar, no contexto brasileiro dos últimos anos do século XIX. Mais especificamente, analisa o chamado aparelho múltiplo escolar, um conjunto de recursos, criado e divulgado pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Os resultados indicam que no contexto da expansão da educação popular no Brasil, a difusão do mencionado aparelho ocorreu em colégios particulares. Expressou uma apropriação do método intuitivo, visando materializar aspectos abstratos da matemática escolar. A materialidade do recurso didático simbolizava a modernização da instrução escolar da época considerada.
Descrição
Palavras-chave
Multiple school apparatus, Teaching materials, Didactics of Mathematics, Aparato múltiple escolar, Materiales didácticos, Didáctica de las matemática, Aparelho múltiplo escolar, Materiais didáticos, Didática da Matemática
Citação
PAIS, Luiz Carlos. Materiais didáticos para o ensino da matemática no final do século XIX: um retorno à obra de Abílio César Borges. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-18. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9851. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9851. Acesso: 2021-08-10