História oral, velhice e o tempo presente: o contexto do patrimônio cultural rural paulista
Carregando...
Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Autores
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-19
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
5
Resumo
This article aims to analyzeand reflect on the contribution of oral history in studies on equity shares and equity in education paulistas historic farms. Problematic issues here are part of a recently completed research, where the heritage is explored as an educational tourist space within a vision of non-formal education in the rural setting, facing the elderly public, educational backgrounds and different social classes. Research on the São Paulo countryside cultural heritage becomes a paper on the use of cultural property as a source of recreation and tourism, allowing an exercise in awareness of the value of rural areas, by analyzing the subjects' representations and their roles, the rural.
Este artículo tiene por objetivo analizar y reflexionar sobre la contribución de la historia oral en los estudios sobre el patrimonio y las acciones de educación patrimonial en haciendas históricas paulistas. Las cuestiones aquí problemáticas forman parte de una investigación recientemente concluida, donde el patrimonio es explotado como espacio educativo dentro de una visión de la educación no formal en el contexto rural, orientado hacia el público anciano, de formaciones educativas y clases sociales diversas. La investigación sobre el patrimonio cultural rural paulista se vuelve un trabajo sobre la utilización de los bienes culturales como fuente de ocio y turismo, posibilitando un ejercicio de sensibilización para la valorización de los espacios rurales, a partir del análisis de las representaciones de los sujetos y sus papeles y imaginario rural.
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre a contribuição da história oral nos estudos sobre o patrimônio e as ações de educação patrimonial em fazendas históricas paulistas. As questões aqui problematizadas fazem parte de uma pesquisa recentemente concluída, onde o patrimônio é explorado como espaço educacional dentro de uma visão da educação não formal no contexto rural, voltado para o público idoso, de formações educacionais e classes sociais diversas. A pesquisa sobre o patrimônio cultural rural paulista se torna um trabalho sobre a utilização dos bens culturais como fonte de lazer e turismo, possibilitando um exercício de sensibilização para a valorização dos espaços rurais, a partir da análise das representações dos sujeitos e seus papéis, o imaginário rural, e da decodificação dos valores existentes naquele espaço.
Este artículo tiene por objetivo analizar y reflexionar sobre la contribución de la historia oral en los estudios sobre el patrimonio y las acciones de educación patrimonial en haciendas históricas paulistas. Las cuestiones aquí problemáticas forman parte de una investigación recientemente concluida, donde el patrimonio es explotado como espacio educativo dentro de una visión de la educación no formal en el contexto rural, orientado hacia el público anciano, de formaciones educativas y clases sociales diversas. La investigación sobre el patrimonio cultural rural paulista se vuelve un trabajo sobre la utilización de los bienes culturales como fuente de ocio y turismo, posibilitando un ejercicio de sensibilización para la valorización de los espacios rurales, a partir del análisis de las representaciones de los sujetos y sus papeles y imaginario rural.
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre a contribuição da história oral nos estudos sobre o patrimônio e as ações de educação patrimonial em fazendas históricas paulistas. As questões aqui problematizadas fazem parte de uma pesquisa recentemente concluída, onde o patrimônio é explorado como espaço educacional dentro de uma visão da educação não formal no contexto rural, voltado para o público idoso, de formações educacionais e classes sociais diversas. A pesquisa sobre o patrimônio cultural rural paulista se torna um trabalho sobre a utilização dos bens culturais como fonte de lazer e turismo, possibilitando um exercício de sensibilização para a valorização dos espaços rurais, a partir da análise das representações dos sujeitos e seus papéis, o imaginário rural, e da decodificação dos valores existentes naquele espaço.
Descrição
Palavras-chave
Old age, Oral history, Heritage, Vejez, Historia oral, Patrimonio, Velhice, História Oral, Patrimônio
Citação
LIMA, Lívia Morais Garcia. História oral, velhice e o tempo presente: o contexto do patrimônio cultural rural paulista. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-19. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9701. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9701. Acesso: 2021-08-10