Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciência em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
12-21
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
2
12
2
Coleções
Resumo
Indiscipline is a recurrent theme in discussions involving educational processes, since many teachers are not able to fully develop their classes due to undisciplined acts. In order to understand, study and propose solutions for indiscipline, interviews were conducted with five elementary school teachers from a state school in the city of Ampére/PR, who recorded their conceptions of indiscipline and the treatment given to it in the school environment. Questionnaires were carried out with the students about what they know about indiscipline, whether they consider themselves undisciplined, etc. The research results were analyzed based on Discursive Textual Analysis. From this analysis three categories emerged, which indicate that indiscipline is present in the school context and involves different factors, such as social, cultural and intellectual. It is believed that, through collective work between school, family and community, progress can be made in relation to the theme.
La indisciplina es un tema recurrente en las discusiones que involucran procesos educativos, ya que muchos docentes no logran desarrollar plenamente sus clases debido a actos indisciplinados. Con el fin de comprender, estudiar y proponer soluciones a la indisciplina, se realizaron entrevistas a cinco profesores de primaria de una escuela pública de la ciudad de Ampére / PR, quienes registraron sus concepciones de la indisciplina y el trato que se le da en el ámbito escolar. Se realizaron cuestionarios con los alumnos sobre lo que saben sobre indisciplina, si se consideran indisciplinados, etc. Los resultados de la investigación se analizaron con base en el Análisis Textual Discursivo. De este análisis surgieron tres categorías, que indican que la indisciplina está presente en el contexto escolar e involucra diferentes factores, como los sociales, culturales e intelectuales. Se cree que a través del trabajo colectivo entre la escuela, la familia y la comunidad, se puede avanzar en relación al tema.
A indisciplina é um tema recorrente nas discussões que envolvem os processos educativos, uma vez que muitos professores não conseguem desenvolver suas aulas plenamente em virtude de atos indisciplinares. Na perspectiva de compreender, estudar e propor soluções para a indisciplina, foram realizadas entrevistas com cinco professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ampére/PR, que registraram suas concepções de indisciplina e o tratamento dado a ela no espaço escolar. Com os alunos foram realizados questionários sobre o que sabem de indisciplina, se eles se consideram indisciplinados, etc. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Dessa análise emergiram três categorias, as quais indicam que a indisciplina está presente no contexto escolar e envolve diferentes fatores, como os sociais, os culturais e os intelectuais. Aposta-se que, por meio de um trabalho coletivo entre escola, família e comunidade, pode-se ter avanços em relação à temática.
La indisciplina es un tema recurrente en las discusiones que involucran procesos educativos, ya que muchos docentes no logran desarrollar plenamente sus clases debido a actos indisciplinados. Con el fin de comprender, estudiar y proponer soluciones a la indisciplina, se realizaron entrevistas a cinco profesores de primaria de una escuela pública de la ciudad de Ampére / PR, quienes registraron sus concepciones de la indisciplina y el trato que se le da en el ámbito escolar. Se realizaron cuestionarios con los alumnos sobre lo que saben sobre indisciplina, si se consideran indisciplinados, etc. Los resultados de la investigación se analizaron con base en el Análisis Textual Discursivo. De este análisis surgieron tres categorías, que indican que la indisciplina está presente en el contexto escolar e involucra diferentes factores, como los sociales, culturales e intelectuales. Se cree que a través del trabajo colectivo entre la escuela, la familia y la comunidad, se puede avanzar en relación al tema.
A indisciplina é um tema recorrente nas discussões que envolvem os processos educativos, uma vez que muitos professores não conseguem desenvolver suas aulas plenamente em virtude de atos indisciplinares. Na perspectiva de compreender, estudar e propor soluções para a indisciplina, foram realizadas entrevistas com cinco professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ampére/PR, que registraram suas concepções de indisciplina e o tratamento dado a ela no espaço escolar. Com os alunos foram realizados questionários sobre o que sabem de indisciplina, se eles se consideram indisciplinados, etc. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Dessa análise emergiram três categorias, as quais indicam que a indisciplina está presente no contexto escolar e envolve diferentes fatores, como os sociais, os culturais e os intelectuais. Aposta-se que, por meio de um trabalho coletivo entre escola, família e comunidade, pode-se ter avanços em relação à temática.
Descrição
Palavras-chave
Indiscipline, Students, Teachers, Classroom, Indisciplina, Estudiantes, Maestros, Salón de clases, Indisciplina, Alunos, Professores, Sala de aula
Citação
GONZATTO, Camila Gaieski; WIRZBICKI, Sandra Maria. Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar. Ciência em Foco , Campinas, v.12, n. 2, p. 12-21. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9384. Acesso: 2021-08-05