Da universidade ao chão da escola: a saga do/a professor/a de ciências em início de carreira

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Identidade, Formação e Atuação de Professores de Ciências
Classficação
Nível técnico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciência em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
135-145
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
Resumo
Newly graduated teachers state that there is a reality check when they take up teaching positions in different schools. This seems to happen because the teaching profession requires the mobilization of cognitive, social, technical, ethical and aesthetic resources that challenge the newly graduated professional to position themselves quickly and dynamically in face of the diversity of phenomena experienced in the classroom. This work aimed to identify the experience of newly graduated teachers in a Licentiate in Natural Sciences at the beginning of their teaching activity. A narrative research was carried out with 12 newly graduated teachers. Data analysis allowed us to identify that an important problem faced by beginning teachers, trained in science, is entering the labor market. As for the teaching performance, the narratives pointed to knowing how to teach science, considering interdisciplinarity.

Los docentes recién graduados afirman que hay un chequeo de la realidad cuando asumen cargos docentes en diferentes escuelas. Esto parece suceder porque la profesión docente requiere de la movilización de recursos cognitivos, sociales, técnicos, éticos y estéticos que desafíen al profesional recién egresado a posicionarse rápida y dinámicamente ante la diversidad de fenómenos vividos en el aula. Este trabajo tuvo como objetivo identificar la experiencia de los docentes recién egresados ​​de la Licenciatura en Ciencias Naturales al inicio de su actividad docente. Se realizó una investigación narrativa con 12 docentes recién graduados. El análisis de datos nos permitió identificar que un problema importante que enfrentan los docentes principiantes, formados en ciencias, es el ingreso al mercado laboral. En cuanto a la actuación docente, las narrativas apuntaron a saber enseñar ciencia, considerando la interdisciplinariedad.

Os/As professores/as recém formados/as enunciam haver um choque de realidade, quando assumem cargos de docentes nas diferentes escolas. Isto parece acontecer porque a profissão docente requer a mobilização de recursos cognitivos, sociais, técnicos, éticos e estéticos que desafiam o/a profissional recém formado/a a se posicionar de maneira rápida e dinâmica frente a diversidade de fenômenos experienciados em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo identificar a experiência de professores/as recém-formados/as em Licenciatura em Ciências Naturais no início da atividade docente. Foi feita uma pesquisa narrativa com 12 professores/as recém-formados/as. A análise dos dados permitiu identificar que um importante problema enfrentado por professores/as iniciantes, formados/as em ciências, é o ingresso no mercado de trabalho. Quanto à atuação docente, as narrativas apontaram para um saber ensinar ciências, considerando a interdisciplinaridade.
Descrição
Palavras-chave
Start of career, Teacher training, Labor market, Science teaching, Inicio de carrera, Formación de profesores, Mercado laboral, Enseñanza de la ciencia, Início de carreira, Formação de professor, Mercado de trabalho, Ensino de ciências
Citação
SOUZA, Haianne Santos; CAIXETA, Juliana Eugênia; LINHARES, Daniella Fernandes. Da universidade ao chão da escola: a saga do/a professor/a de ciências em início de carreira. Ciência em Foco , Campinas, v.12, n. 1, p. 135-145. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9899. Acesso: 2021-08-05
DOI