Sala das sensações do big bang: o universo numa sala de aula

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Tipo
Identidade, Formação e Atuação de Professores de Ciências
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
65-75
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
Resumo
This experience report demonstrates that the use of the Big Bang sensation room, using sensations and perceptions, images and audiovisual content help in the construction of knowledge and understanding of scientific phenomena, enabling the construction of meaningful learning. Four researchers/students of Natural Sciences, two advisors/masters in Science Teaching, all from FUP (Faculdade UnB de Planaltina), and a student with intellectual disability who has finished high school and a student with dyslexia, a student of Natural Sciences at FUP. In this report, we used the qualitative methodology with a participant research design and for the records of actions, we used photographs, records in field diaries, and drawings made by the students. The corpus of analysis of this research consists of a field diary, and the students' productions. Data analysis was semiotic and the results suggest that the intervention provided the construction of meaningful learning.

Este relato de experiencia demuestra que el uso de la sala de sensaciones del Big Bang, utilizando sensaciones y percepciones, imágenes y contenidos audiovisuales ayudan en la construcción del conocimiento y comprensión de los fenómenos científicos, posibilitando la construcción de aprendizajes significativos. Cuatro investigadores / estudiantes de Ciencias Naturales, dos asesores / maestrías en Docencia Científica, todos de la FUP (Faculdade UnB de Planaltina), y un estudiante con discapacidad intelectual que ha terminado el bachillerato y un estudiante con dislexia, estudiante de Ciencias Naturales en la FUP . En este informe utilizamos la metodología cualitativa con un diseño de investigación participante y para los registros de acciones utilizamos fotografías, registros en diarios de campo y dibujos realizados por los estudiantes. El corpus de análisis de esta investigación consta de un diario de campo y las producciones de los estudiantes. El análisis de datos fue semiótico y los resultados sugieren que la intervención proporcionó la construcción de un aprendizaje significativo.

Este relato de experiência demonstra que o uso da sala das sensações do Big Bang, utilizando sensações e percepções, imagens e conteúdo audiovisual auxiliam na construção do conhecimento e entendimento dos fenômenos científicos, possibilitando a construção da aprendizagem significativa. Participaram deste relato quatro pesquisadoras/graduandas de Ciências Naturais, dois orientadores/mestrandos em Ensino de Ciências todos/as da FUP (Faculdade UnB de Planaltina), e uma estudante com deficiência intelectual que já terminou o ensino médio e uma estudante com dislexia estudante de Ciências Naturais na FUP. Neste relato utilizamos a metodologia qualitativa com delineamento em pesquisa participante e para os registros das ações, utilizamos fotografias, registros em diários de campo, e desenhos realizados pelas estudantes. O corpus de análise desta pesquisa é composto por um diário de campo, e pelas produções das estudantes. A análise de dados foi semiótica e os resultados sugerem que a intervenção proporcionou a construção de uma aprendizagem significativa.
Descrição
Palavras-chave
Inclusion, Room of sensations, Natural Sciences, Scientific knowledge, Meaningful learning, Inclusión, Sala de sensaciones, Ciencias naturales, Conocimiento científico, Aprendizaje significativo, Inclusão, Sala das sensações, Ciências naturais, Conhecimento científico, Aprendizagem significativa
Citação
MANGUEIRA, Mayra Samara Francisca; SANTOS, Celina Souza; ALMEIDA, Letícia; CUNHA, Samuel Loubach da; COSTA, Douglas da Silva. Sala das sensações do big bang: o universo numa sala de aula. Ciências em Foco , Campinas, v.12, n. 1, p. 65-75. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9892. Acesso: 2021-08-05
DOI