As influências das políticas públicas curriculares na constituição da identidade do professor de matemática: análise de um caso
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
95-122
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
17
n. esp.
dez.
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Coleções
Resumo
This paper is related to a master's dissertation that had as focus the constitution of the identity of the mathematics teacher considering the public politics influence. Our look will be upon the curricular reforms, in special, the State of São Paulo one, of 2008. The research was done with mathematics teachers of the city of Bragança Paulista/SP and the data for the research was constituted by: questionnaire, interview and classroom observations. For this paper we choose the case of teacher Íris, which reveals crisis in her professional identity facing the conflicts and contradictions for the implementation of an imposed curriculum. At the same time in which Íris saw positive aspects in the material to be used, she didn't manage new ways of teaching mathematics due to, mainly, the lack of a collective work in the school and of a politics of teacher education that sustained the curricular reform.
Este artículo hace referencia a una tesis de maestría que se centró en la constitución de la identidad del docente de matemáticas, considerando las influencias de las políticas públicas. Nuestro foco estará en las reformas curriculares, especialmente la del Estado de São Paulo, en 2008. Realizada con profesores de matemáticas de la ciudad de Bragança Paulista / SP, la investigación tuvo su documentación consistente en un cuestionario, entrevistas y observaciones de clase. . Para este artículo se eligió el caso de la docente Iris, quien revela crisis en su identidad profesional, ante conflictos y contradicciones por la implementación de un currículo impuesto. Al mismo tiempo que Iris vio aspectos positivos en el material a seguir, no pudo encontrar nuevas formas de enseñar matemáticas, principalmente por la falta de trabajo colectivo en la escuela y una política de educación continua que apoyara esta reforma curricular.
O presente artigo refere-se a uma dissertação de mestrado que teve como foco a constituição da identidade do professor de matemática, considerando as influências das políticas públicas. Nosso recorte será para as reformas curriculares, em especial, a do Estado de São Paulo, de 2008. Realizada com professores de matemática da cidade de Bragança Paulista/SP, a pesquisa teve sua documentação constituída de questionário, entrevistas e observações de aulas. Para este artigo, escolhemos o caso da professora Íris, a qual revela crises na sua identidade profissional, diante dos conflitos e das contradições para implementação de um currículo imposto. Ao mesmo tempo que Íris via aspectos positivos no material a ser seguido, não conseguia novas formas de ensinar matemática, em decorrência, principalmente, da falta de um trabalho coletivo na escola e de uma política de formação continuada que desse sustentação a essa reforma curricular.
Este artículo hace referencia a una tesis de maestría que se centró en la constitución de la identidad del docente de matemáticas, considerando las influencias de las políticas públicas. Nuestro foco estará en las reformas curriculares, especialmente la del Estado de São Paulo, en 2008. Realizada con profesores de matemáticas de la ciudad de Bragança Paulista / SP, la investigación tuvo su documentación consistente en un cuestionario, entrevistas y observaciones de clase. . Para este artículo se eligió el caso de la docente Iris, quien revela crisis en su identidad profesional, ante conflictos y contradicciones por la implementación de un currículo impuesto. Al mismo tiempo que Iris vio aspectos positivos en el material a seguir, no pudo encontrar nuevas formas de enseñar matemáticas, principalmente por la falta de trabajo colectivo en la escuela y una política de educación continua que apoyara esta reforma curricular.
O presente artigo refere-se a uma dissertação de mestrado que teve como foco a constituição da identidade do professor de matemática, considerando as influências das políticas públicas. Nosso recorte será para as reformas curriculares, em especial, a do Estado de São Paulo, de 2008. Realizada com professores de matemática da cidade de Bragança Paulista/SP, a pesquisa teve sua documentação constituída de questionário, entrevistas e observações de aulas. Para este artigo, escolhemos o caso da professora Íris, a qual revela crises na sua identidade profissional, diante dos conflitos e das contradições para implementação de um currículo imposto. Ao mesmo tempo que Íris via aspectos positivos no material a ser seguido, não conseguia novas formas de ensinar matemática, em decorrência, principalmente, da falta de um trabalho coletivo na escola e de uma política de formação continuada que desse sustentação a essa reforma curricular.
Descrição
Palavras-chave
Professional identity, Mathematics teacher, Curricular reforms, Teacher education, Public politics, Identidad profesional, Profesor de matemáticas, Reformas curriculares, Formación de profesores, Políticas públicas, Identidade profissional, Professor de matemática, Reformas curriculares, Formação docente, Políticas públicas
Citação
MATHEUS, Amanda Aparecida de Oliveira Fernandes; NACARATO, Adair Mendes. As influências das políticas públicas curriculares na constituição da identidade do professor de matemática: análise de um caso. Zetetiké , Campinas, SP, v.17, n. n. esp., p. 95-122, dez. 2009. https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646795. Acesso: 2021-08-02