Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
7-40
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
16
1
jan./jul.
Coleções
Resumo
This paper aims at analysing the constitution of landscapes of investigation (SKOVSMOSE, 2000) at an episode. The episode occurred in a computer laboratory, during a mathematics lesson. The research follows a qualitative approach in which participant observation is the main procedure. Our focus is on communicational aspects of students and researchers´ interaction, which generated such landscapes or hampered their constitution. Three main issues emerge from our results: the ephemeralness of the landscapes of investigation, the relationship between human beings, media and knowledge; and the reasons that led us to reflect the episode as our research focus

El objetivo de este artículo es evaluar y justificar si, en un episodio ocurrido en una clase de Matemática realizada en un laboratorio con computadoras, hubo escenarios de investigación (SKOVSMOSE, 2000). Se optó por un enfoque metodológico cualitativo y el procedimiento principal fue la observación participante. Para lograr el objetivo, se analizaron aspectos comunicacionales, ocurridos entre los estudiantes participantes y los investigadores, que desencadenaron o impidieron la ocurrencia de dichos escenarios. De nuestro análisis destacamos tres puntos: la efímera de los escenarios de investigación; la relación entre los seres humanos, los medios y el conocimiento; y las razones que nos llevaron a elegir el episodio de análisis.

O objetivo deste artigo é avaliar e justificar se, em um episódio ocorrido em uma aula de Matemática realizada em um laboratório com computadores, ocorreram cenários para investigação (SKOVSMOSE, 2000). Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa e o principal procedimento foi a observação participante. Para atingir o objetivo, analisamos aspectos comunicacionais, ocorridos entre os alunos participantes e as pesquisadoras, que desencadearam ou impediram o acontecimento de tais cenários. De nossa análise, destacamos três pontos: a efemeridade dos cenários para investigação; a relação entre seres humanos, mídia e conhecimento; e os motivos que nos levaram a escolher o episódio para análise.
Descrição
Palavras-chave
Mathematics education, Landscapes of investigation, Technology, Communication, Educación matemática, Escenarios de investigación, Tecnología, Comunicación, Educação matemática, Cenários para investigação, Tecnologia, Comunicação
Citação
ARAÚJO, Jussara L.; PINTO, Márcia M. Fusaro; LUZ, Cristian R.; RIBEIRO, Ana Regina. Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. Zetetiké , Campinas, SP, v.16, n. 1, p. 7-40, jan./jul. 2008. https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647034. Acesso: 2021-08-02