Educação e educação matemática em escolas rurais do Oeste Paulista: um olhar histórico
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2006
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
29-64
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
1
jan./jun.
14
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
The main intention of this work is to investigate the teachers preparation to develop their teaching in rural schools, specially focusing schooling process in west of São Paulo State (Brazil). This goal is part of our intentions in making an historical review on how Mathematics Education took place in this region and, in a more general way, in Brazil. In order to do this, Oral History was our methodological guide to understand the landscape in which teachers, students and public school managers developed their activities in the 50's and 60's
En este artículo investigamos la formación de profesores y estudiantes de los centros educativos rurales de la región occidental del Estado de São Paulo, con el objetivo específico de constituir una de las facetas de la Educación Matemática en el sistema educativo brasileño. Por ello, utilizando la Historia Oral como metodología, buscamos constituir parte del escenario de la escuela rural a partir de los relatos de alumnos, docentes y un revisor docente que efectivamente vivieron esta realidad en esta región en las décadas de 1950 y 1960.
Neste artigo investigamos a formação dos professores e alunos de nucleos de ensino rurais na Região Oeste do Estado de São Paulo, visando a constituir, especificamente, uma das faces da Educação Matemática no sistema educacional brasileiro. Para tanto, usando a História Oral como metodologia, buscou-se constituir parte do cenário da escola rural a partir do relato de alunos, professores e um inspetor de ensino que efetivamente vivenciaram esta realidade, nessa região, nas décadas de 1950 e 1960.
En este artículo investigamos la formación de profesores y estudiantes de los centros educativos rurales de la región occidental del Estado de São Paulo, con el objetivo específico de constituir una de las facetas de la Educación Matemática en el sistema educativo brasileño. Por ello, utilizando la Historia Oral como metodología, buscamos constituir parte del escenario de la escuela rural a partir de los relatos de alumnos, docentes y un revisor docente que efectivamente vivieron esta realidad en esta región en las décadas de 1950 y 1960.
Neste artigo investigamos a formação dos professores e alunos de nucleos de ensino rurais na Região Oeste do Estado de São Paulo, visando a constituir, especificamente, uma das faces da Educação Matemática no sistema educacional brasileiro. Para tanto, usando a História Oral como metodologia, buscou-se constituir parte do cenário da escola rural a partir do relato de alunos, professores e um inspetor de ensino que efetivamente vivenciaram esta realidade, nessa região, nas décadas de 1950 e 1960.
Descrição
Palavras-chave
Math education, Teacher training, Rural schools, Oral history, Educación matemática, Formación de profesores, Escuelas rurales, Historia oral, Educação matemática, Formação de professores, Escolas rurais, História oral
Citação
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; MARTINS, Maria Edneia. Educação e educação matemática em escolas rurais do Oeste Paulista: um olhar histórico. Zetetiké , Campinas, SP, v.14, n. 1, p. 29-64, jan./jun. 2006. https://doi.org/10.20396/zet.v14i25.8646996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646996. Acesso: 2021-08-02