Buscando um perfil da população: quais as crenças dos professores de matemática?

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
1998
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
87-103
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
6
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
This article draws an attitude profile of the population of mathematics teachers in Rio de Janeiro. Likert scales were constructed and validated in order to situate the teachers in relation to six statements that represented traditional teaching. In a pilot sample of 100 teachers we found that they disagreed with the statements, independently of the school year they teach, their educational background and the type of school they teach (public or private). Therefore, at least at the discourse level, those who teach mathematics do not have a traditional attitude towards this science and its teaching and learning.

Este artículo busca esbozar un perfil de actitudes de la población de docentes que enseñan matemáticas en Río de Janeiro. Se construyeron y validaron escalas tipo Likert para posicionar a los docentes en relación con seis afirmaciones que representan creencias tradicionales. En una muestra piloto de 100 docentes, se encontró que los docentes no están de acuerdo con las afirmaciones, independientemente del grado que impartan, la formación que tengan y el tipo de escuela que imparten (pública o privada). Así, al menos en términos de discurso, quienes enseñan matemáticas no tienen una actitud tradicional hacia esta ciencia y su enseñanza-aprendizaje.

Este artigo busca delinear um perfil de atitudes da população dos professores que lecionam matemática no Rio de Janeiro. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para posicionar os professores com relação a seis afirmativas que representam crenças tradicionais. Em uma amostra piloto com 100 professores, verificou-se que os professores discordam das afirmatias, independentemente da série que lecionam, da formaçào que possuem e do tipo de escola que dão aula (pública ou particular). Assim, ao menos ao nível do discurso, aqueles que lecionam matemática não possuem uma postura tradicional com relação a esta ciência e seu ensino-aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Beliefs, Teacher education, Creencia, Formación de profesores, Crença, Formação de professores
Citação
SZTAJN, Paola. Buscando um perfil da população: quais as crenças dos professores de matemática?. Zetetiké , Campinas, SP, v.6, n. 2, p. 87-103, jul./dez. 1998. https://doi.org/10.20396/zet.v6i10.8646785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646785. Acesso: 2021-08-02