Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para "a coisa"
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
1997
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
45-72
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
2
jul./dez.
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Coleções
Resumo
This paper intends to analyze, from a semiotic, epistemological and pedagogical point of view, the meanings produced and negotiated in a math class of the 7th grade when the teacher and her pupils conduct an algebraic activity. The analysis, regarding the communication/meaning process, is founded theoretically on Vygotsky and Bakhtin. With respect to the didactic and epistemological aspects, the analysis is founded on Bachelard e Brousseau. This study shows that when the teacher and pupils try to produce/negotiate meanings for algebraic representations, they are likely to produce "polyssemies" (multiplicity of meanings) for words, such as, in the case, "square" and "thing", that may generate didactic, epistemological or verbal obstacles
El objetivo de este artículo es analizar desde un punto de vista semiótico, epistemológico y pedagógico los significados producidos y negociados por una profesora de matemáticas de séptimo grado y sus alumnos, en clase, durante una actividad algebraica. El análisis, referido al proceso de comunicación / significación, es apoyado teóricamente por Vygotsty y Bakhtin. En cuanto a los aspectos didácticos y epistemológicos derivados de este proceso, el estudio cuenta con el apoyo de Bachelard y Brousseau. El estudio muestra que estudiantes y docentes, en un intento de producir / negociar significados para entidades algebraicas, pueden producir polisemia para palabras como, en este caso, "cuadrado" y "cosa", generando obstáculos didácticos, epistemológicos y verbales.
O objetivo deste artigo é analisar sob um ponto de vista semiótico, epistemológico e pedagógico os significados produzidos e negociados por uma professora de matemática de 7a série e seus alunos, em aula, durante a realização de uma atividade algébrica. A análise, referente ao processo de comunicação/significação, apoia-se teoricamente em Vygotsty e Bakhtin. Em relação aos aspectos didáticos e epistemológicos decorrentes desse processo, o estudo apoia-se em Bachelard e Brousseau. O estudo mostra que, alunos e professora, na tentativa de produzir/negociar significados para os entes algébricos, podem produzir polissemias para palavras como, no caso, "quadrado" e "coisa", gerando desse modo obstáculos didáticos, epistemológicos e verbais.
El objetivo de este artículo es analizar desde un punto de vista semiótico, epistemológico y pedagógico los significados producidos y negociados por una profesora de matemáticas de séptimo grado y sus alumnos, en clase, durante una actividad algebraica. El análisis, referido al proceso de comunicación / significación, es apoyado teóricamente por Vygotsty y Bakhtin. En cuanto a los aspectos didácticos y epistemológicos derivados de este proceso, el estudio cuenta con el apoyo de Bachelard y Brousseau. El estudio muestra que estudiantes y docentes, en un intento de producir / negociar significados para entidades algebraicas, pueden producir polisemia para palabras como, en este caso, "cuadrado" y "cosa", generando obstáculos didácticos, epistemológicos y verbales.
O objetivo deste artigo é analisar sob um ponto de vista semiótico, epistemológico e pedagógico os significados produzidos e negociados por uma professora de matemática de 7a série e seus alunos, em aula, durante a realização de uma atividade algébrica. A análise, referente ao processo de comunicação/significação, apoia-se teoricamente em Vygotsty e Bakhtin. Em relação aos aspectos didáticos e epistemológicos decorrentes desse processo, o estudo apoia-se em Bachelard e Brousseau. O estudo mostra que, alunos e professora, na tentativa de produzir/negociar significados para os entes algébricos, podem produzir polissemias para palavras como, no caso, "quadrado" e "coisa", gerando desse modo obstáculos didáticos, epistemológicos e verbais.
Descrição
Palavras-chave
Math class communication, Meaning processes, Algebraic activity, Algebra teaching, Didactic obstacles, Comunicación en el aula, Procesos de significado, Actividad algebraica, Enseñanza de álgebra, Enseñar obstáculos, Comunicação em aula, Processos de significação, Atividade algébrica, Ensino de álgebra, Obstáculos didáticos
Citação
PINTO, Ranata Anastacio; FIORENTINI, Dario. Cenas de uma aula de álgebra: produzindo e negociando significados para "a coisa". Zetetiké , Campinas, SP, v.5, n. 2, p. 45-72, jul./dez. 1997. https://doi.org/10.20396/zet.v5i8.8646847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646847. Acesso: 2021-08-02