A epistemologia genética e o ensino de matemática
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
1996
Autores
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
75-85
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
4
2
jul./dez.
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Coleções
Resumo
This paper intends to analyse some aspeets of Piagel’s genetic epistemology, closely related to Mathemathics. More specifically, we discuss Piaget’s epistemological point of view; his conceptions of the major epistemological problems in regard to Mathematics, and the genetic epistemology’s view about the features of the mathematics teaching, having in view the improvement of the thinking about teacher’s practice.
Este artículo tiene como objetivo analizar algunas cuestiones desarrolladas por la epistemología genética de Piaget, que tendrían una estrecha relación con las matemáticas. Más específicamente, se discutirá la visión epistemológica general de Piaget, su concepción de la epitemolgia de las matemáticas y las características del conocimiento matemático según la epistemología genética. Finalmente, se exploran algunas implicaciones de estas consideraciones para la enseñanza de las matemáticas, con el objetivo de enriquecer y permitir una reflexión más profunda sobre la práctica docente.
Este artigo tem como objetivo analisar algumas questões desenvolvidas pela epistemologia genética de Piaget, que teriam estreita relação com a Matemática. Mais especificamente, serão discutidas, a visão epistemológica geral de Piaget, sua concepção sobre a epitemoligia da matemática e características do conhecimento matemático segundo a epistemologia genética. Finalmente, são exploradas algumas implicações destas considerações para o ensino de matemática, visando enriquecer e permitir o aprofundamento da reflexão sobre a prática docente.
Este artículo tiene como objetivo analizar algunas cuestiones desarrolladas por la epistemología genética de Piaget, que tendrían una estrecha relación con las matemáticas. Más específicamente, se discutirá la visión epistemológica general de Piaget, su concepción de la epitemolgia de las matemáticas y las características del conocimiento matemático según la epistemología genética. Finalmente, se exploran algunas implicaciones de estas consideraciones para la enseñanza de las matemáticas, con el objetivo de enriquecer y permitir una reflexión más profunda sobre la práctica docente.
Este artigo tem como objetivo analisar algumas questões desenvolvidas pela epistemologia genética de Piaget, que teriam estreita relação com a Matemática. Mais especificamente, serão discutidas, a visão epistemológica geral de Piaget, sua concepção sobre a epitemoligia da matemática e características do conhecimento matemático segundo a epistemologia genética. Finalmente, são exploradas algumas implicações destas considerações para o ensino de matemática, visando enriquecer e permitir o aprofundamento da reflexão sobre a prática docente.
Descrição
Palavras-chave
Genetic epistemology, Piagetian constructivism, Mathematical knowledge, Epistemología genética, Constructivismo piagetiano, Conocimiento matemático, Epistemologia genética, Construtivismo piagetiano, Conhecimento matemático
Citação
BITTENCOURT, Jane. A epistemologia genética e o ensino de matemática. Zetetiké , Campinas, SP, v.4, n. 2, p. 75-85, jul./dez. 1996. https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646740. Acesso: 2021-08-02