A dimensão tácito-explicita da aprendizagem matemáticarelato de uma investigação
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2005
Autores
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
43-62
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
1
jan./jun.
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jan./jun.
Coleções
Resumo
This paper reports on research that investigated the tacit-explicit dimension of the learning of mathematics. The research was carried out in a secondary school and consisted of two sequential studies. In the first study, we have analyzed an episode related to a discussion about the difference between plane figures and spatial figures promoted by the teacher in her mathematics classroom. In the second study, the development of area measurement knowledge of a student-pair was observed. The data analysis was based on some aspects of Polanyi’s theory on tacit knowledge and Ernest’s model of mathematical knowledge, according to its mainly tacit and mainly explicit components. Among the results of research, a strong finding was that of cognition is not necessarily restricted to and coincident with language, but seen as a situated social practice, moving between the poles of the tacit dimensions of effective action and the explicit, intersubjective projection of such an action.
Este artículo informa de una investigación, realizada en una escuela primaria, que investigó la dimensión tácita-explícita del aprendizaje de las matemáticas y consistió en dos estudios secuenciales. En el primero de ellos, analizamos un episodio relacionado con una discusión - promovida por el profesor, en el aula - sobre la diferencia entre figuras planas y figuras espaciales. En el segundo estudio se observó el desarrollo del conocimiento matemático de áreas y medidas de un par de estudiantes. Los datos se analizaron con base en algunos aspectos de la teoría del conocimiento tácito de Polanyi y el modelo de conocimiento matemático de Ernest, de acuerdo con sus componentes principalmente tácitos y principalmente explícitos. Entre los resultados de la investigación, obtuvimos un fuerte indicio de que la cognición no es necesariamente restringida y coincidente con el lenguaje, sino que se ve como una práctica social situada, que se mueve entre los polos de las dimensiones tácitas de la acción efectiva y explícita, proyección intersubjetiva de esa acción.
Este artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação.
Este artículo informa de una investigación, realizada en una escuela primaria, que investigó la dimensión tácita-explícita del aprendizaje de las matemáticas y consistió en dos estudios secuenciales. En el primero de ellos, analizamos un episodio relacionado con una discusión - promovida por el profesor, en el aula - sobre la diferencia entre figuras planas y figuras espaciales. En el segundo estudio se observó el desarrollo del conocimiento matemático de áreas y medidas de un par de estudiantes. Los datos se analizaron con base en algunos aspectos de la teoría del conocimiento tácito de Polanyi y el modelo de conocimiento matemático de Ernest, de acuerdo con sus componentes principalmente tácitos y principalmente explícitos. Entre los resultados de la investigación, obtuvimos un fuerte indicio de que la cognición no es necesariamente restringida y coincidente con el lenguaje, sino que se ve como una práctica social situada, que se mueve entre los polos de las dimensiones tácitas de la acción efectiva y explícita, proyección intersubjetiva de esa acción.
Este artigo relata uma pesquisa — realizada numa escola de ensino fundamental — que investigou a dimensão tácito-explícita da aprendizagem matemática, e consistiu de dois estudos seqüenciais. No primeiro deles, analisamos um episódio relacionado a uma discussão — promovida pela professora, em sala de aula — acerca da diferença entre figuras planas e figuras espaciais. No segundo estudo, foi observado o desenvolvimento do conhecimento matemático de áreas e medidas de uma dupla de alunos. Os dados foram analisados com base em alguns aspectos da teoria de Polanyi sobre conhecimento tácito e no modelo de Ernest do conhecimento matemático, segundo seus componentes principalmente tácitos e principalmente explícitos. Dentre os resultados de pesquisa, obtivemos uma forte indicação de que a cognição não é, necessariamente, restrita e coincidente com a linguagem, mas vista como uma prática social situada, movendo-se entre os pólos das dimensões tácita da ação eficaz e explícita, projeção intersubjetiva dessa ação.
Descrição
Palavras-chave
Tacit knowledge, Mathematical knowledge, Tacit-explicit dimension, Mathematics learning, Conocimiento tácito, Conocimientos matemáticos, Dinámica tácita-explícita, Aprendizaje de matematicas, Conhecimento tácito, Conhecimento matemático, Dinâmica tácito-explícita, Aprendizagem matemática
Citação
FRADE, Cristina. A dimensão tácito-explicita da aprendizagem matemáticarelato de uma investigação. Zetetiké , Campinas, SP, v.13, n. 1, p. 43-62, jan./jun. 2005. https://doi.org/10.20396/zet.v13i23.8646979. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646979. Acesso: 2021-08-02