Decisiones teórico metodológicasen el estudio de políticas para la educación técnico profesional en Argentina y Brasil. Aportes del ciclo de las políticas y del estudio comparado

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível metodológico
Data
2021
Título do Períodico
RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada
ISSN
2595-7171
Página(s)/e-location
1-17
Idioma(s)
es
Fonte
Fonte
Campinas
3
Resumo
This article presents some theoretical-methodological decisions made in the context of an investigation that addressed the study of educational policies for Technical Professional Education in Argentina and Brazil, in the period 2004-2015. Therefore, the sociopolitical approach of the Policy Cycle was retrieved together with the moments of comparative analysis; as a proposal to distinguish specificities, identify possible relations between countries and reach levels of understanding that allow the development of interpretive explanations about the design and implementation processes of educational policies for Technical Professional Education in/between Argentina and Brazil. The essay seeks to contribute, in general terms, to the field of studies on educational policies and to provide reflections on the possibilities and opportunities offered by the comparative study.

Este artículo presenta algunas decisiones teórico-metodológicas tomadas en el contexto de una investigación que abordó el estudio de las políticas educativas para la Educación Técnica Profesional en Argentina y Brasil, en el período 2004-2015. Por lo tanto, se recuperó el enfoque sociopolítico del Ciclo de Políticas junto con los momentos de análisis comparativo; como una propuesta para distinguir especificidades, identificar posibles relaciones entre países y alcanzar niveles de entendimiento que permitan desarrollar explicaciones interpretativas sobre los procesos de diseño e implementación de políticas educativas para la Educación Técnica Profesional en / entre Argentina y Brasil. El ensayo busca contribuir, en términos generales, al campo de los estudios sobre políticas educativas y aportar reflexiones sobre las posibilidades y oportunidades que ofrece el estudio comparado.

Este artigo apresenta algumas decisões teórico-metodológicas realizadas no âmbito de uma investigação que abordou o estudo das políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na Argentina e no Brasil, no período 2004-2015. Para tanto, a abordagem sociopolítica do Ciclo de Políticas foi recuperada em conjunto com os momentos de análise comparativa; como proposta de distinguir especificidades, identificar possíveis relações entre países e alcançar níveis de compreensão que permitam o desenvolvimento de explicações interpretativas sobre os processos de desenho e implementação de políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na / entre a Argentina e o Brasil. A redação busca contribuir, em linhas gerais, para o campo de estudos das políticas educacionais e proporcionar reflexões sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas pelo estudo comparativo.
Descrição
Palavras-chave
Educational policies, Professional technical education, Policy cycle, Comparative study, Políticas educativas, Educación técnica profesional, Ciclo de políticas, Estudio comparativo, Políticas educacionais, Educação técnica profissional, Ciclo da política, Estudo comparado
Citação
MATURO, Yanina Débora. Decisiones teórico metodológicasen el estudio de políticas para la educación técnico profesional en Argentina y Brasil. Aportes del ciclo de las políticas y del estudio comparado. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada , Campinas, v.3, p. 1-17. 2021. https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14742. Acesso: 2021-07-28