Exploração-investigação matemática na educação infantil
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2018
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
ACTIO: Docência em Ciências
ISSN
2525-8989
Página(s)/e-location
399-415
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Curitiba, PR
3
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set./dez
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Coleções
Resumo
Mathematical  research  is  a  trend  in  mathematics  education,  used  at  different  levels  of education. This study focused on The Early Childhood Education, four and five years old, of a municipal school in Cascavel-PR. Two tasks with investigative characteristics were applied whose  objectives  were  for  the  children  to  understand  that  in  Mathematics  there  is  not  a single "way" for solving mathematical situations, that were able to explore diverse possibilities. The tasks applied were created in study meetings by the authors of the paper. At  the  time  of  application,  the  students'  previous  knowledge  was  considered.  The  results were  satisfactory.  Some  students  were  able  to  make  a  one-to-one  comparison,  perceive regularities, compose and decompose geometric  shapes. This process was of great value, providing moments of learning and exchange of experiences, both for the children and for the  researchers  involved  in  the  construction  of  the  mathematical  notions,  concepts  that should offer conditions for understanding and assimilation of mathematical concepts. The process  of  analysis  of  the  activities  generated  two  categories,  by  the  observation  of  the work done by the students and another of the work done by the teacher.
A investigação matemática é uma tendência em educação matemática, utilizada em diferentes níveis de ensino. Nesse estudo centrou-se na Educação Infantil, Pré II (4 aos 5 anos) de uma escola municipal de Cascavel-PR. Foram aplicadas duas tarefas com características investigativas cujo objetivo era que as crianças compreendessem que na Matemática não existe um único “caminho” para a resolução de situações matemáticas e, que elas fossem capazes de explorar diversas possibilidades. As tarefas aplicadas foram criadas em encontros de estudo pelas autoras do trabalho. No momento da aplicação, os conhecimentos prévios dos educandos foram considerados. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Alguns alunos conseguiram realizar comparação biunívoca, perceberam regularidades, compuseram e decompuseram formas geométricas. Este processo foi de grande valia, proporcionando momentos de aprendizagem e troca de experiências, tanto para as crianças quanto para as envolvidas na mediação da construção das noções matemáticas do público alvo. Estas noções devem oferecer condições de compreensão e assimilação de conceitos matemáticos. O processo de análise das atividades gerou duas categorias, um pela observação do trabalho realizado pelos alunos e outra do trabalho efetuado pela professora.
A investigação matemática é uma tendência em educação matemática, utilizada em diferentes níveis de ensino. Nesse estudo centrou-se na Educação Infantil, Pré II (4 aos 5 anos) de uma escola municipal de Cascavel-PR. Foram aplicadas duas tarefas com características investigativas cujo objetivo era que as crianças compreendessem que na Matemática não existe um único “caminho” para a resolução de situações matemáticas e, que elas fossem capazes de explorar diversas possibilidades. As tarefas aplicadas foram criadas em encontros de estudo pelas autoras do trabalho. No momento da aplicação, os conhecimentos prévios dos educandos foram considerados. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Alguns alunos conseguiram realizar comparação biunívoca, perceberam regularidades, compuseram e decompuseram formas geométricas. Este processo foi de grande valia, proporcionando momentos de aprendizagem e troca de experiências, tanto para as crianças quanto para as envolvidas na mediação da construção das noções matemáticas do público alvo. Estas noções devem oferecer condições de compreensão e assimilação de conceitos matemáticos. O processo de análise das atividades gerou duas categorias, um pela observação do trabalho realizado pelos alunos e outra do trabalho efetuado pela professora.
Descrição
Palavras-chave
Early Childhood Education, Exploration-investigation, Numerical concept, Geometric notions., Educação Infantil, Exploração-investigação, Conceito numérico, Noções geométricas
Citação
SOUZA, Luciana de; JUNKERFEURBOM, Maiara Aline; BASSOI,  Tânia Stella. Exploração-investigação matemática na educação infantil. ACTIO: Docência em Ciências ,  Curitiba, PR, v.3, n.  3, p. 399-415, set./dez.  2018.  http://doi.org/10.3895/actio.v3n3.7882. Disponível em:  https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7882.  Acesso: 2021-07-26