Ensino de ciências e matemática nos anos iniciais: uma análise de teses da área do ensino
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Título do Períodico
ACTIO: Docência em Ciências
ISSN
2525-8989
Página(s)/e-location
536-552
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Curitiba, PR
4
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set./dez
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Coleções
Resumo
Faced withthe urgent educational discouragement in thecurrentcontext, thisarticleaimstodiscussresultsfound in thesesproduced in theareaofscienceandmathematicseducationfocusedontheearlyyearsofelementaryschool. The studyisjustifiedgiventhelackofworkfocusedontheearlyyearsofelementaryschool, in viewoftherelevanceofthespecificknowledgeoftheseareas for scientific training andelementarymathematicalconcepts in earlyschoolchildren. Ananalysisofeighteentheses in theareaofscienceandmathematicseducationpublishedbetween 2013 and 2017, comingfrom a mappingofthePostgraduatePrograms in Science andMathematicsEducation, carried out under a projectdeveloped in theScientificInitiationScholarshipProgram/UFN, fundedby FAPERGS. The theseswereanalysedfromthreecategoriesdefined a priori: a) specificknowledge; b) didacticaspects; c) perspectivesof teacher training. The thesesdemonstrate a prevalenceofspecificknowledgewithanend in itself, with procedural didacticaspectscarried out in a punctualmanner, without perspectives ofcontinuity. In relationtotheproductionsthatwereanalysed, it wasfoundthatmostofthemfocuson a specificcontentwithout perspectives of teacher training, whichreinforcestheneedtoinvest in studiesregardinginitialandcontinuingeducationandteachers, especiallymultipurposeteacherswhohavedifficulties in teachingspecificsubjects in theinitial series. Theseconsiderations point totheneedtoinvest in studiesrelatedtotheinitialyearsofelementaryeducation in theseareas for theimprovementofscientificandmathematicalliteracyatthislevelofeducation. Fromthediscussionoftheseaspects, thereisanencouragementtosensitize scholars oftheareatoreflectiontheworksthat are produced in thestrictsensewhichshoulddirectlyimpactonbasiceducation.
Diante do desalento educacional premente no atual contexto, este artigo tem como objetivo discutir resultados encontrados em teses produzidas na área do ensino de Ciências e Matemática voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo se justifica dada a carência de trabalhos voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a relevância dos conhecimentos específicos dessas áreas para a formação científica e de conceitos matemáticos elementares nos anos escolares iniciais. Foi realizada uma análise de dezoito teses na área de ensino de Ciências e Matemática publicadas entre 2013 a 2017, provenientes de um mapeamento dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, efetuado no âmbito de um projeto desenvolvido no Programa de Bolsas de Iniciação Científica/UFN, financiado pela FAPERGS. As teses foram analisadas a partir de três categorias definidas a priori: a) conhecimento específico; b) aspectos didáticos; c) perspectivas de formação docente. As teses demonstram uma prevalência de conhecimentos específicos com um fim em si mesmos, com aspetos didáticos procedimentais realizados de modo pontual, sem perspectivas de continuidade. Em relação às produções que foram analisadas, verificou-se que a maioria enfoca um conteúdo específico sem perspectivas de formação docente, o que reforça a necessidade de se investir em estudos a respeito da formação inicial e continuada de professores, sobretudo polivalentes que possuem dificuldades em ministrar disciplinas específicas nas séries iniciais. Essas considerações apontam para a necessidade de se investir em estudos relativos aos anos iniciais do Ensino Fundamental nas referidas áreas para o aprimoramento da alfabetização científica e matemática nesse nível de ensino. A partir da discussão desses aspectos, fica um alento para sensibilizar estudiosos da área a refletir acerca dos trabalhos que são produzidos em nível stricto sensu os quais deveriam impactar diretamente na educação básica.
Diante do desalento educacional premente no atual contexto, este artigo tem como objetivo discutir resultados encontrados em teses produzidas na área do ensino de Ciências e Matemática voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo se justifica dada a carência de trabalhos voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a relevância dos conhecimentos específicos dessas áreas para a formação científica e de conceitos matemáticos elementares nos anos escolares iniciais. Foi realizada uma análise de dezoito teses na área de ensino de Ciências e Matemática publicadas entre 2013 a 2017, provenientes de um mapeamento dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, efetuado no âmbito de um projeto desenvolvido no Programa de Bolsas de Iniciação Científica/UFN, financiado pela FAPERGS. As teses foram analisadas a partir de três categorias definidas a priori: a) conhecimento específico; b) aspectos didáticos; c) perspectivas de formação docente. As teses demonstram uma prevalência de conhecimentos específicos com um fim em si mesmos, com aspetos didáticos procedimentais realizados de modo pontual, sem perspectivas de continuidade. Em relação às produções que foram analisadas, verificou-se que a maioria enfoca um conteúdo específico sem perspectivas de formação docente, o que reforça a necessidade de se investir em estudos a respeito da formação inicial e continuada de professores, sobretudo polivalentes que possuem dificuldades em ministrar disciplinas específicas nas séries iniciais. Essas considerações apontam para a necessidade de se investir em estudos relativos aos anos iniciais do Ensino Fundamental nas referidas áreas para o aprimoramento da alfabetização científica e matemática nesse nível de ensino. A partir da discussão desses aspectos, fica um alento para sensibilizar estudiosos da área a refletir acerca dos trabalhos que são produzidos em nível stricto sensu os quais deveriam impactar diretamente na educação básica.
Descrição
Palavras-chave
Post-graduation, Teaching, Stateofthe art, Science and Mathematics Teaching, Pós-graduação, Ensino, Estado da arte, Ensino de Ciências e Matemática
Citação
RIGÃO, Alana Rodrigues; SCREMIN, Greice. Ensino de ciências e matemática nos anos iniciais: uma análise de teses da área do ensino. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.4, n. 3, p. 536-552, set./dez. 2019. http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10520. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10520. Acesso: 2021-07-26