Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática
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Tipo
Pesquisa
Classficação
Nível técnico
Data
2016
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
495-510
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
18
2
abr./jun.
18
2
abr./jun.
Coleções
Resumo
This article presents the way we are producing a discursive approach to investigate the history of different curricula and academic disciplines amid the policies for teacher training, with special interest in the relation between theory and practice in courses in the area of Biology. In order to understand the production of policies as a possibility to build a history in and of the present, we connected with Michel Foucault and some of his interlocutors in the Curriculum field.In dialogue with Thomas Popkewitz’s production, we consider that the distinction between theory and practice is part of the dispositifs that build specific kinds of teachers, forming a binary pair in which the meaning of the first term feeds the meaning of the second and vice versa, creating rules for teacher training. Curricular reforms are situated then in the midst of a reasoning system in which the distinction between theory and practice is part of the structure that fix roles and produce effects of truth. Regarding Biology, such meanings have been developed amid discourses that brings together, and simultaneously, puts away scientific and teaching practices, creating practical study load from themes and methodologies that come from reference sciences or so, from school culture. In this movement, 'old' and 'new' curriculum components produce and legitimize notions of knowledge, research, education and extension that mean the theory and practice together in a system of relations which we define ourselves as good or bad Science and Biology teachers.
El artículo muestra como hemos producido un enfoque discursivo para investigar la historia de diferentes planes de estudio y disciplinas académicas, por medio de las políticas de formación inicial, con especial interés en la relación entre la teoría y la práctica en cursos en el área de Ciencias Biológicas. Tratar de entender la producción de políticas como una posibilidad para construir una historia en (y en el) tiempo presente, hemos invertido en el diálogo con Michel Foucault y algunos de sus interlocutores en el campo de Curriculum. Acercarse a Thomas Popkewitz, consideramos que la distinción entre la teoría y la práctica es parte de los dispositivos que se basan lospropios docentes, la formación de un par binario en el que el significado del primer término alimenta el sentido de el segundo y viceversa, creando reglas para la formación del profesorado. Las reformas curriculares se sitúan en medio de un sistema de razonamiento en el que la distinción entre la teoría y la práctica es parte de la estructura que fija las funciones y producen efectos de verdad. En cuanto a las Ciencias Biológicas tales sentidos se han desarrollado en medio de discursos que se acercan y al mismo tiempo lejos de las prácticas científicas y docentes, la creación de horas prácticas de temáticas y metodologías que resultan de la ciencia de referencia más o menos, la cultura de la escuela. En este movimiento, "viejo" y "nuevo" componentes del plan de estudios producen y legitiman las nociones de conocimiento, la investigación, la educación y la extensión que significa la teoría y la práctica juntos en un sistema de relaciones en la que nos definimos como el bueno o el malo maestro de la Ciencia y la Biología.
O artigo apresenta o modo como vimos produzindo uma abordagem discursiva para investigar a história de diferentes currículos e disciplinas acadêmicas, em meio às políticas voltadas para a formação de professores, com especial interesse na relação entre teoria e prática em cursos na área das Ciências Biológicas. Buscando compreender a produção das políticas como uma possibilidade de construção de uma história do (e no) tempo presente, investimos no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo. Aproximando-nos de Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, constituindo um par binário no qual a significação do primeiro termo alimenta o sentido do segundo e vice-versa, criando regras para a formação de professores. As reformas curriculares situam-se, então, em meio a um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática é parte da estrutura que fixa papéis, produzindo efeitos de verdade. Em relação às Ciências Biológicas, tais sentidos têm sido elaborados em meio a discursos que aproximam e, simultaneamente, afastam as práticas científica e docente, criando carga horária prática a partir de temáticas e metodologias advindas da ciência de referência ou, então, da cultura da escola. Nesse movimento, 'antigos' e 'novos' componentes curriculares produzem e legitimam noções de conhecimento, pesquisa, ensino e extensão que significam a teoria e a prática conjuntamente, em um sistema de relações por meio do qual nos definimos como bons ou maus professores de Ciências e Biologia.
El artículo muestra como hemos producido un enfoque discursivo para investigar la historia de diferentes planes de estudio y disciplinas académicas, por medio de las políticas de formación inicial, con especial interés en la relación entre la teoría y la práctica en cursos en el área de Ciencias Biológicas. Tratar de entender la producción de políticas como una posibilidad para construir una historia en (y en el) tiempo presente, hemos invertido en el diálogo con Michel Foucault y algunos de sus interlocutores en el campo de Curriculum. Acercarse a Thomas Popkewitz, consideramos que la distinción entre la teoría y la práctica es parte de los dispositivos que se basan lospropios docentes, la formación de un par binario en el que el significado del primer término alimenta el sentido de el segundo y viceversa, creando reglas para la formación del profesorado. Las reformas curriculares se sitúan en medio de un sistema de razonamiento en el que la distinción entre la teoría y la práctica es parte de la estructura que fija las funciones y producen efectos de verdad. En cuanto a las Ciencias Biológicas tales sentidos se han desarrollado en medio de discursos que se acercan y al mismo tiempo lejos de las prácticas científicas y docentes, la creación de horas prácticas de temáticas y metodologías que resultan de la ciencia de referencia más o menos, la cultura de la escuela. En este movimiento, "viejo" y "nuevo" componentes del plan de estudios producen y legitiman las nociones de conocimiento, la investigación, la educación y la extensión que significa la teoría y la práctica juntos en un sistema de relaciones en la que nos definimos como el bueno o el malo maestro de la Ciencia y la Biología.
O artigo apresenta o modo como vimos produzindo uma abordagem discursiva para investigar a história de diferentes currículos e disciplinas acadêmicas, em meio às políticas voltadas para a formação de professores, com especial interesse na relação entre teoria e prática em cursos na área das Ciências Biológicas. Buscando compreender a produção das políticas como uma possibilidade de construção de uma história do (e no) tempo presente, investimos no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo. Aproximando-nos de Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, constituindo um par binário no qual a significação do primeiro termo alimenta o sentido do segundo e vice-versa, criando regras para a formação de professores. As reformas curriculares situam-se, então, em meio a um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática é parte da estrutura que fixa papéis, produzindo efeitos de verdade. Em relação às Ciências Biológicas, tais sentidos têm sido elaborados em meio a discursos que aproximam e, simultaneamente, afastam as práticas científica e docente, criando carga horária prática a partir de temáticas e metodologias advindas da ciência de referência ou, então, da cultura da escola. Nesse movimento, 'antigos' e 'novos' componentes curriculares produzem e legitimam noções de conhecimento, pesquisa, ensino e extensão que significam a teoria e a prática conjuntamente, em um sistema de relações por meio do qual nos definimos como bons ou maus professores de Ciências e Biologia.
Descrição
Palavras-chave
Curriculum, Theory-practice relation, Teacher education, Biology, Educational policy, Plan de estudios, Relación entre la teoría y la práctica, Formación del profesorado, Ciencias Biológicas, Políticas públicas en educación, Currículo, Relação teoria-prática, Formação de professores, Ciências Biológicas, Políticas públicas em educação
Citação
FERREIRA, Marcia Serra; SANTOS, Andre Vitor Fernandes dos; TERRERI, Leticia. Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.18, n. 2, p. 495-510, abr./jun. 2016. https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8644089. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644089. Acesso: 2021-07-26