A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores.
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2016
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
352-368
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
18
2
abr./jun.
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abr./jun.
Coleções
Resumo
This research takes a qualitative approach to reach its objective of starting a discussion on the development of Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a subject, its advances and weak points in the Pedagogy courses, based on the experiences of two Pedagogy professors of two public universities in the state of São Paulo, Brazil. The research took place in the years 2012 and 2013. The methodological tools were questionnaires, besides studying the teaching plans of disciplines and the participants were ten students that were attending the LIBRAS course during the highlighted years. Through this study, it was possible to verify that LIBRAS as a subject has significantly contributed with the educational processof the students, when considering its duration and disposition within the Pedagogy course.
Esta investigación, de abordaje cualitativa, tiene el objetivo de promover una discusión acerca del desarrollo de la materia de lengua brasileña de señales (Libras) en los cursos de Pedagogía, sus avanzos y fragilidades a partir del relato de experiencias de dos docentes de cursos de Pedagogía de dos universidades públicas del estado de São Paulo, Brasil. La investigación se basó en el ofrecimiento de la materia de Libras en los años de 2012 y 2013. Como instrumentos metodológicos, se utilizaron cuestionarios, además de estudiar los planes de enseñanza de las disciplinas y los sujetos participantes fueron diez estudiantes que cursaron las materias en los años destacados. A través de este estudio, se verifico que la materia de Libras ha contribuido significativamente con el proceso de educación de los estudiantes, considerando su carga horaria y ofrecimiento en el curso.
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.
Esta investigación, de abordaje cualitativa, tiene el objetivo de promover una discusión acerca del desarrollo de la materia de lengua brasileña de señales (Libras) en los cursos de Pedagogía, sus avanzos y fragilidades a partir del relato de experiencias de dos docentes de cursos de Pedagogía de dos universidades públicas del estado de São Paulo, Brasil. La investigación se basó en el ofrecimiento de la materia de Libras en los años de 2012 y 2013. Como instrumentos metodológicos, se utilizaron cuestionarios, además de estudiar los planes de enseñanza de las disciplinas y los sujetos participantes fueron diez estudiantes que cursaron las materias en los años destacados. A través de este estudio, se verifico que la materia de Libras ha contribuido significativamente con el proceso de educación de los estudiantes, considerando su carga horaria y ofrecimiento en el curso.
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.
Descrição
Palavras-chave
Brazilian Sign Language (LIBRAS), Universities, Teacher education, Lengua brasileña de señales, Enseñanza superior, Enseñanza de Libras, Língua brasileira de sinais, Ensino superior, Ensino de Libras
Citação
NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.18, n. 2, p. 352-368, abr./jun. 2016. https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8639505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505. Acesso: 2021-07-26