Avaliação Nacional da Alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais

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Tipo
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
Em Aberto
ISSN
2176-6673
Página(s)/e-location
83-99
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
33
108
maio/ago.
Resumo
Illiteracy in Brazil remains a serious national issue, although access to school is no longer an overarching problem. The article presents a synthesis of the National Literacy Assessment (ANA), an external assessment carried out on a large scale by the Brazilian federal government in the country's public schools between 2013 and 2016, targeting students in the 3rd year of elementary school. of basic education. It presents an overview of the method adopted in the evaluation, pointing out the main concepts and instruments that structured the initiative. It summarizes the national results shown by the target audience of the 2016 edition of ANA, and associates them with a set of relevant school and social variables. It finds that the characteristics of the students, infrastructure, administrative dependence and complexity of schools, as well as teacher training, create groups of schools with huge differences in terms of proficiency measured by the ANA tests.

El analfabetismo en Brasil sigue siendo un problema nacional grave, aunque el acceso a la escuela ya no es un problema general. El artículo presenta una síntesis de la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA), una evaluación externa realizada a gran escala por el gobierno federal brasileño en las escuelas públicas del país entre 2013 y 2016, dirigida a estudiantes de 3er año de la escuela primaria. educación. Presenta un panorama general del método adoptado en la evaluación, señalando los principales conceptos e instrumentos que estructuraron la iniciativa. Resume los resultados nacionales mostrados por el público objetivo de la edición 2016 de ANA y los asocia con un conjunto de variables escolares y sociales relevantes. Encuentra que las características de los estudiantes, la infraestructura, la dependencia administrativa y la complejidad de las escuelas, así como la formación de los docentes, crean grupos de escuelas con grandes diferencias en términos de competencia medida por las pruebas ANA.

O analfabetismo, no Brasil, permanece uma séria questão nacional, apesar de o acesso à escola ter deixado de ser um problema abrangente. O artigo apresenta uma síntese da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), avaliação externa realizada em larga escala pelo governo federal brasileiro nas escolas públicas do País entre os anos de 2013 e 2016, tendo como público-alvo os estudantes do 3º ano do ensino fundamental da educação básica. Expõe um panorama sobre o método adotado na avaliação, apontando os principais conceitos e instrumentos que estruturaram a iniciativa. Sumariza os resultados nacionais demonstrados pelo público-alvo da edição 2016 da ANA, e os associa a um conjunto de variáveis escolares e sociais relevantes. Constata que as características do alunado, da infraestrutura, da dependência administrativa e da complexidade das escolas, assim como a formação dos docentes, criam grupos de escolas com enormes diferenças em termos da proficiência medida pelos testes da ANA.
Descrição
Palavras-chave
Literacy, External evaluation, Educational inequalities, Alfabetización, Evaluación externa, Desigualdades educativas, Alfabetização, Avaliação externa, Desigualdades educacionais
Citação
SOARES, José Francisco; BERGMAN, Luana. Avaliação Nacional da Alfabetização: síntese sobre os resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais. Em Aberto , Brasília, v.33, n. 108, p. 83-99, maio/ago. 2020. https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4297. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4297. Acesso: 2021-07-26