Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos
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Tipo
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Autores
Título do Períodico
Em Aberto
ISSN
2176-6673
Página(s)/e-location
47-67
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
33
108
maio/ago.
33
108
maio/ago.
Coleções
Resumo
The assessment of literacy learning is discussed based on the analysis of instruments used in school experiences with first-year elementary school classes. Initially, formative assessment assumptions are used to contextualize the assessment process. Then, based on psychogenetic and phonological perspectives - paradigms that explain the child's learning of the alphabetic-orthographic system - conceptual and methodological principles are presented to assess the levels of conceptualization of writing, letter knowledge, syllabic awareness, graphophonemic awareness and the knowledge of phoneme-grapheme relationships or phonographemic awareness. It is concluded that the interpretive view of teachers, based on different theories that explain the initial learning process of reading and writing, is what will guide the assessment of student learning. This finding highlights the importance of the literacy teacher's specific knowledge for monitoring children's learning and for organizing teaching situations that favor the advancement of their students, considering the different possibilities of intervention.
La evaluación del aprendizaje de la lectoescritura se discute a partir del análisis de los instrumentos utilizados en las experiencias escolares con las clases de primer año de la escuela primaria. Inicialmente, los supuestos de la evaluación formativa se utilizan para contextualizar el proceso de evaluación. Luego, a partir de perspectivas psicogenéticas y fonológicas --paradigmas que explican el aprendizaje del niño del sistema alfabético-ortográfico-- se presentan principios conceptuales y metodológicos para evaluar los niveles de conceptualización de la escritura, conocimiento de las letras, conciencia silábica, conciencia grafofonémica y conocimiento del fonema. -relaciones de grafemas o conciencia fonografemia. Se concluye que la mirada interpretativa de los docentes, basada en diferentes teorías que explican el proceso de aprendizaje inicial de la lectura y la escritura, es la que guiará la evaluación del aprendizaje de los estudiantes. Este hallazgo resalta la importancia del conocimiento específico del alfabetizador para monitorear el aprendizaje de los niños y para organizar situaciones de enseñanza que favorezcan el avance de sus alumnos, considerando las diferentes posibilidades de intervención.
A avaliação da aprendizagem na alfabetização é discutida com base na análise de instrumentos utilizados em experiências escolares com turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Inicialmente, os pressupostos da avaliação formativa são utilizados para contextualizar o processo avaliativo. Em seguida, fundamentados nas perspectivas psicogenética e fonológica – paradigmas que explicam a aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico pela criança – são apresentados princípios conceituais e metodológicos para avaliar os níveis de conceitualização da escrita, o conhecimento das letras, consciência silábica, consciência grafofonêmica e o conhecimento das relações fonema-grafema ou consciência fonografêmica. Conclui-se que o olhar interpretativo docente, com base nas diferentes teorias que explicam o processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita, é o que vai direcionar a avaliação das aprendizagens dos alunos. Essa constatação evidencia a importância do conhecimento específico da alfabetizadora para o acompanhamento das aprendizagens das crianças e para a organização de situações de ensino que favoreçam o avanço de seus alunos considerando as diferentes possibilidades de intervenção.
La evaluación del aprendizaje de la lectoescritura se discute a partir del análisis de los instrumentos utilizados en las experiencias escolares con las clases de primer año de la escuela primaria. Inicialmente, los supuestos de la evaluación formativa se utilizan para contextualizar el proceso de evaluación. Luego, a partir de perspectivas psicogenéticas y fonológicas --paradigmas que explican el aprendizaje del niño del sistema alfabético-ortográfico-- se presentan principios conceptuales y metodológicos para evaluar los niveles de conceptualización de la escritura, conocimiento de las letras, conciencia silábica, conciencia grafofonémica y conocimiento del fonema. -relaciones de grafemas o conciencia fonografemia. Se concluye que la mirada interpretativa de los docentes, basada en diferentes teorías que explican el proceso de aprendizaje inicial de la lectura y la escritura, es la que guiará la evaluación del aprendizaje de los estudiantes. Este hallazgo resalta la importancia del conocimiento específico del alfabetizador para monitorear el aprendizaje de los niños y para organizar situaciones de enseñanza que favorezcan el avance de sus alumnos, considerando las diferentes posibilidades de intervención.
A avaliação da aprendizagem na alfabetização é discutida com base na análise de instrumentos utilizados em experiências escolares com turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Inicialmente, os pressupostos da avaliação formativa são utilizados para contextualizar o processo avaliativo. Em seguida, fundamentados nas perspectivas psicogenética e fonológica – paradigmas que explicam a aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico pela criança – são apresentados princípios conceituais e metodológicos para avaliar os níveis de conceitualização da escrita, o conhecimento das letras, consciência silábica, consciência grafofonêmica e o conhecimento das relações fonema-grafema ou consciência fonografêmica. Conclui-se que o olhar interpretativo docente, com base nas diferentes teorias que explicam o processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita, é o que vai direcionar a avaliação das aprendizagens dos alunos. Essa constatação evidencia a importância do conhecimento específico da alfabetizadora para o acompanhamento das aprendizagens das crianças e para a organização de situações de ensino que favoreçam o avanço de seus alunos considerando as diferentes possibilidades de intervenção.
Descrição
Palavras-chave
Literacy, Learning Assessment, Assessment Tools, Alfabetización, Evaluación del aprendizaje, Herramientas de evaluación, Alfabetização, Avaliação da aprendizagem, Instrumentos de avaliação
Citação
SPERRHAKE, Renata; PICOLLI, Luciana. Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos. Em Aberto , Brasília, v.33, n. 108, p. 47-67, maio/ago. 2020. https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i108.4301. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4301. Acesso: 2021-07-26