Educação a distância e sua presença nos periódicos científicos da psicologia
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2014
Autores
ORCID
Título do Períodico
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1678-765X
Página(s)/e-location
164-190
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
jan./abr.
12
1
jan./abr.
Resumo
This study aimed to investigate the presence of distance education (EAD, in Portuguese) in Brazilian scientific journals in the Psychology field. It was selected articles of these journals until the year of 2012. It was recovered and analyzed 21 articles, most of them published between 2009 and 2012. The predominant researches were from the Brasília University and São Paulo University. The journals that reported more researches in EAD were: Psicologia em Estudo (Maringá), PsicoUSF, Revista Brasileira de Orientação Profissional and Psicologia: Teoria e Pesquisa. The predominant studies are about construction and validation of measuring instruments, theoretical discussions and reports on vocational training. The study highlights the need of Psychology journals to open more space for the placement of studies developed in the context of distance education.
Este estudo teve por objetivo investigar a presença da educação a distância (EAD) nos periódicos científicos brasileiros da área da Psicologia. Foram selecionados artigos presentes nesses periódicos até o ano de 2012. Foram recuperados e analisados na íntegra 21 artigos, a maior parte publicada entre 2009 e 2012. Predominaram investigações da Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo. Os periódicos que mais divulgaram pesquisas em EAD foram: Psicologia em Estudo (Maringá), Revista Brasileira de Orientação Profissional, PsicoUSF e Psicologia: Teoria e Pesquisa. Predominam estudos sobre construção e validação de instrumentos de medida, discussões teóricas e relatos sobre formação profissional. Destaca-se a necessidade de que os periódicos da Psicologia abram cada vez mais espaço para a veiculação de estudos desenvolvidos no contexto da EAD.
Este estudo teve por objetivo investigar a presença da educação a distância (EAD) nos periódicos científicos brasileiros da área da Psicologia. Foram selecionados artigos presentes nesses periódicos até o ano de 2012. Foram recuperados e analisados na íntegra 21 artigos, a maior parte publicada entre 2009 e 2012. Predominaram investigações da Universidade de Brasília e Universidade de São Paulo. Os periódicos que mais divulgaram pesquisas em EAD foram: Psicologia em Estudo (Maringá), Revista Brasileira de Orientação Profissional, PsicoUSF e Psicologia: Teoria e Pesquisa. Predominam estudos sobre construção e validação de instrumentos de medida, discussões teóricas e relatos sobre formação profissional. Destaca-se a necessidade de que os periódicos da Psicologia abram cada vez mais espaço para a veiculação de estudos desenvolvidos no contexto da EAD.
Descrição
Palavras-chave
Distance education, Educational technology, Bibliographic research, Educação a distância, Tecnologia educacional, Pesquisa bibliográfica
Citação
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Educação a distância e sua presença nos periódicos científicos da psicologia. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , Campinas, v.12, n. 1, p. 164-190, jan./abr. 2014. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1623. Acesso: 2021-07-23