O comportamento informacional no estágio curricular
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2014
ORCID
Título do Períodico
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1678-765X
Página(s)/e-location
102-122
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
jan./abr.
12
1
jan./abr.
Resumo
Aiming to investigate the information behavior in the development stage of the compulsory curriculum of the students of a graduate course in librarianship , this study took place . A questionnaire was administered to 20 trainees , investigating their needs for information , forms and sources they seek information and how they use it. Among the main results , it was found that participants perceived the relationship of theory learned in the classroom when faced with situations in the stage environment and that this environment always allows interaction in the exchange of knowledge and experiences . The main source of information used in the development of the activities on stage are fellow classroom . However , the internet , books , articles, and teachers are noteworthy. For many participants , the stage has contributed in some way , meeting the expectations for the acquisition of important new knowledge and practical experience.
Com o objetivo de investigar o comportamento informacional no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório dos alunos de um curso de graduação em Biblioteconomia, realizou-se este estudo. Um questionário foi aplicado para 20 estagiários, investigando as suas necessidades de informação, as formas e as fontes em que buscam a informação e o uso que dela fazem. Dentre os principais resultados, constatou-se que os participantes percebem a relação da teoria aprendida em sala de aula quando enfrentam situações no ambiente de estágio, e que este ambiente sempre possibilita a interação na troca de conhecimentos e experiências. A fonte de informação mais utilizada no desenvolvimento das atividades no estágio são os colegas de sala de aula. No entanto, a internet, livros, artigos e os professores merecem destaque. Para muitos participantes, o estágio contribuiu de alguma forma, atendendo às expectativas para aquisição de novos conhecimentos e experiências práticas importantes.
Com o objetivo de investigar o comportamento informacional no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório dos alunos de um curso de graduação em Biblioteconomia, realizou-se este estudo. Um questionário foi aplicado para 20 estagiários, investigando as suas necessidades de informação, as formas e as fontes em que buscam a informação e o uso que dela fazem. Dentre os principais resultados, constatou-se que os participantes percebem a relação da teoria aprendida em sala de aula quando enfrentam situações no ambiente de estágio, e que este ambiente sempre possibilita a interação na troca de conhecimentos e experiências. A fonte de informação mais utilizada no desenvolvimento das atividades no estágio são os colegas de sala de aula. No entanto, a internet, livros, artigos e os professores merecem destaque. Para muitos participantes, o estágio contribuiu de alguma forma, atendendo às expectativas para aquisição de novos conhecimentos e experiências práticas importantes.
Descrição
Palavras-chave
Information behavior, Traineeship, Setting the stage, Vocational training, Librarianship, Comportamento informacional, Estágio curricular, Ambiente de estágio, Formação profissional, Biblioteconomia
Citação
LAGE, Sandra Regina Moitinho; SANTANA, Patricia; BARTALO, Linete; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O comportamento informacional no estágio curricular. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , Campinas, v.12, n. 1, p. 102-122, jan./abr. 2014. https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i1.1620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1620. Acesso: 2021-07-23