Avaliação de tecnologias educacionais em cursos a distância

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2011
ORCID
Título do Períodico
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1678-765X
Página(s)/e-location
88-113
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
9
1
jan./abr.
Resumo
In the context of information society and the increasingly urgent need of professional qualification for the job market, the distance education appears as an alternative capable of providing subsidies for vocational training enabling a highly flexible, low-cost education, what has been happening lately especially for courses at the postgraduate level via the Internet. The objective of this study was to analyze how the technological tools of two distance courses are seen by students as well as discus the role of a professional information in this context. This analyze was based on a questionnaire administered to students in two courses of a distance MBA in company. The results of the research is that the tools of both courses were well evaluated as its functionality and educational goals, besides the need to research deeper and qualitative in nature. It also noted the role of professional information in the development, implementation and administration of educational technologies.

No contexto da sociedade da informação e da necessidade cada vez mais urgente de qualificação profissional para o mercado de trabalho, a educação a distância surge como uma alternativa capaz de fornecer subsídios para a formação profissional, ao possibilitar instrução flexível e de baixo custo, o que vem ocorrendo nos últimos tempos, notadamente para cursos em nível de pós-graduação, via internet. O objetivo deste trabalho foi analisar como as ferramentas tecnológicas de dois cursos a distância são vistas pelos alunos, assim como discutir a atuação de um profissional da informação neste contexto. Esta análise foi feita a partir de um questionário aplicado a alunos de dois cursos de MBA in company a distância. Os resultados mostraram que as ferramentas de ambos os cursos foram bem avaliadas quanto a sua funcionalidade e objetivos pedagógicos, revelando a necessidade de pesquisas mais profundas e de caráter qualitativo. Destaca-se, ainda, a atuação do profissional da informação como imprescindível no desenvolvimento, implementação e administração das tecnologias educacionais avaliadas.
Descrição
Palavras-chave
Educational technologies, Distance education, Information professional, Evaluation, Tecnologias educacionais, Educação a distância, Profissional da informação, Avaliação
Citação
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Avaliação de tecnologias educacionais em cursos a distância. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , Campinas, v.9, n. 1, p. 88-113, jan./abr. 2011. https://doi.org/10.20396/rdbci.v8i2.1935. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1935/2056. Acesso: 2021-07-23