Atendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2000/2001
ORCID
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
85-98
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
3
Resumo
This work presents a working team intervention model with children that present associated complaints: learning difficulties and behavioral problems. This attendance modality has been put into practice at CEAO since 1996 and is based on the MORENIANO approach. The goal of this work is to promote the children's liberation of their spontaneity and creativity through toys, games, acting and free choice activities, in order to favor the relationships that they establish with each other and with the therapists, strengthening like this, the relationships of the environment they live in, as well as the recognition of their own potential. Four boys aged from 09 to Hand attending the 3rd and 4th year of the primary school took part in this work. Based on the found results, we concluded that this intervention model has proved to be effective, offering creative ways of performance in the institutional context.

Este trabajo presenta un modelo de intervención grupal con niños que presentan quejas asociadas: dificultades de aprendizaje y problemas de conducta. Este tipo de servicio se desarrolla en el Centro de Estudios, Asesoramiento y Orientación Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO) desde 1996 y tiene como referencia el enfoque moreniano. El objetivo de este trabajo es promover la liberación de la espontaneidad y creatividad del niño a través de juguetes, juegos, representaciones y actividades de libre elección, a fin de favorecer las relaciones que los niños establecen entre sí y con los terapeutas, fortaleciendo así las relaciones del entorno en el que viven, así como el reconocimiento de su propio potencial. En este estudio participaron cuatro niños varones, con edades comprendidas entre los nueve y los once años y con escolaridad entre 3º y 4º de primaria. Con base en los resultados encontrados, concluimos que este modelo de intervención resulta efectivo, ofreciendo formas creativas de actuar en el contexto institucional.

Este trabalho apresenta um modelo de intervenção em grupo com crianças que apresentam queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento. Esta modalidade de atendimento vem sendo desenvolvida no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO)desde 1996 e tem como referência a abordagem moreniana. O objetivo deste trabalho é promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança através do brinquedo, jogos, representações e atividades de livre escolha, a fim de favorecer as relações que as crianças estabelecem entre elas e com os terapeutas, fortalecendo assim, as relações do meio em que vivem, bem como o reconhecimento do próprio potencial. Participaram deste trabalho quatro crianças do sexo masculino, na faixa etária de nove a onze anos e escolaridade entre 3a e 4a séries do Ensino Fundamental. Pelos resultados encontrados, concluímos que este modelo de intervenção mostra-se eficaz, oferecendo caminhos criativos de atuação no contexto institucional.
Descrição
Palavras-chave
Psychodramatic intervention, Learning difficulties and behavioral and socialization, Intervención psicodramática, Dificultades de aprendizaje y comportamiento y socialización, Intervenção psicodramática, Dificuldades de aprendizagem e comportamento e socialização
Citação
ANDRADE, Antônio dos Santos; RUIZ, Josefa Emília Lopes; FREITAS, Sandra Fernandes de. Atendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.3, p. 85-98. 2000/2001. https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9867. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/tes/article/view/9867/6532. Acesso: 2021-07-14